A Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro, no Porto, vai acolher, entre os dias 27 de março e 27 de abril, uma exposição de pintura da autoria do Pe. Christopher Sousa. A inauguração está marcada para quinta-feira, às 21h00.
Sob o mote “Imagem Pairante”, a mostra insere-se no ciclo “Corpo é Alimento” que propõe “uma reflexão sobre a relação entre o alimento e o transcendente, explorando as suas dimensões simbólicas, e materiais”.
Inspirado no pensamento da filósofa e professora catedrática, Maria Filomena Molder, o Pe. Christopher explica que a sua obra situa-se “num espaço intermediário, entre o físico e o metafísico, o pragmático e o místico, que impele a refletir sobre o mistério da vida acompanhado pelo esforço de o converter numa imagem, penetrando no mistério, recebendo dele o impulso, libertando-se dele pela imagem, que se incorpora, por sua vez, no mistério e se revela a um outro, cruzando-se com outras imagens numa cadeia ininterrupta, que só uma nova obra de arte pode interromper, criando uma nova origem, um outro aspeto da imagem pairante”. “O conceito da Imagem Pairante, conduz-nos para a possibilidade de contemplar uma série de pinturas que, ligadas entre si, revelem a passagem do caos à ordem, da sombra à luz, da morte à ressurreição”, salientou.
O ciclo reúne mais uma exposição de Paula Craft. As duas exposições “desenvolvem uma pesquisa sobre a relação entre o sagrado e o alimento, convidando o público a um diálogo sensorial e conceptual sobre o corpo como oferenda, sustento e experiência”.
Para além das exposições, o programa inclui mesas-redondas, com oradores de áreas distintas, desde a medicina à teologia e à psicanálise; um conjunto de eventos paralelos e uma performance-jantar, proporcionando diferentes abordagens e interações com o tema.
O ciclo é coordenado por Domingos Loureiro, Patrícia Tonel Monteiro e Rui Santiago, reunindo arte, pensamento e experiência num espaço de encontro entre o material e o espiritual.
Christopher Sousa, nascido em 1987, ingressou no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo e, em 2013, foi ordenado presbítero da Diocese de Viana do Castelo, onde é pároco e professor.
Atualmente, está a concluir a Licenciatura em Artes Plásticas, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.