Terça-feira, Março 19, 2024

Sobre Nós

O “Notícias de Viana” é o semanário da Diocese de Viana do Castelo. É um órgão de informação e, sobretudo, um veículo de comunhão entre todos os diocesanos e de aproximação entre a Igreja e a sociedade civil. 

Assim se pronunciou o Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, em entrevista (Notícias de Viana, nº 1778, 05-01-17):

“O jornal, sendo da Igreja, realiza a sua missão se assentar num “tripé”: ser provocador, participativo e popular.

Provocador, no sentido etimológico de “chamar para a frente”, para fora, desinstalar, de acordo, nas palavras do Papa Francisco, com uma “Igreja em saída”, em que “se põe de lado o sofá”; e isto tanto nos conteúdos do jornal, como na forma de os abordar e expor.

Participativo, no sentido de “dar parte” do que de importante, para a Igreja e o mundo, vai acontecendo, comunicando-o; e, simultaneamente, “ser parte” dos próprios acontecimentos, intervindo na sua realização e interpretação.

Popular, como indica o termo de que deriva (populus), no sentido de “ser do povo”, de ser lido por todo o povo de Deus sobretudo diocesano, a viver dentro e fora da Diocese, e contribuir para que cada leitor se torne (mais) membro desse mesmo povo, para que tenha uma consciência eclesial alargada e atue como tal, colaborando, sempre que possível, no jornal”.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua password

Escreva o nome de utilizador ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.