Foi transmitido em formato online, na passada sexta-feira, dia 5 de março, o II Encontro da Quaresma: Cuidar da Humanidade, desta vez orientado pelo Pe. Vasco Gonçalves, Pároco de Monserrate, Arciprestado de Viana do Castelo, e Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese, que, a partir do Evangelho do III Domingo da Quaresma, apresentou uma leitura orante da Palavra de Deus.
No “III Domingo da Quaresma, Jesus Cristo é o verdadeiro Templo – n’Ele está Deus, Ele é Deus; e o verdadeiro culto está no encontro de cada um com Ele e em viver a Sua lógica de vida – a sabedoria da cruz – dando-se, cuidando do outro, num Amor desinteressado. Quem descobre em Cristo o verdadeiro Templo, embora privado das celebrações na igreja, sabe que os outros também são verdadeiros templos em que importa entrar e cuidar”, afirmou, ao começar a partilha.
Nesta linha, constatou que “o único sacrifício que agrada a Deus é a oferta da própria vida”, algo que entra em contraste com o estado em que Jesus encontrou o templo de Jerusalém, “uma casa de oração que tinha sido transformada, pelos seus próprios ministros, num lugar de mercado”, apelando a quem a Quaresma possa significar uma “descida à humildade” ao interior de cada um “em direção aos outros”.
Por último, recordando as palavras do Papa Francisco na Fratelli Tutti, sugeriu, de igual modo, que, em modo de compromisso, a Quaresma seja uma oportunidade para “dizer palavras de incentivo, que reconfortam, consolam, fortalecem, estimulam, em vez de palavras que humilham, angustiam, irritam, desprezam”, finalizou.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.