O Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo lançou, a 4 de dezembro de 2025, o “Gabinete de Escuta”, um espaço criado para que estudantes e colaboradores pudessem encontrar apoio espiritual e partilhar as suas inquietações num ambiente de acolhimento e sem julgamentos. Quase um ano depois, o diretor da Pastoral do Ensino Superior, o Pe. Renato Oliveira, faz um balanço positivo da iniciativa, que recebeu cerca de 20 pessoas e que se alargará por mais um ano letivo.
“Em termos globais, o balanço é positivo”, afirma o responsável, sublinhando que aqueles que procuraram o gabinete encontraram um espaço em que podiam “ser ouvidos, sem medo de serem julgados e sem receios de juízos de valor”.
A criação deste espaço surgiu da necessidade de complementar a missão da Pastoral do Ensino Superior. Para além de transmitir conteúdos e anunciar a mensagem da Igreja, o departamento sentiu que era fundamental dar mais espaço à escuta dos jovens. Uma preocupação que, segundo o sacerdote, acompanha as orientações da Igreja Católica e os apelos deixados pelo Papa Francisco ao longo dos anos.
“O Gabinete de Escuta surge um bocadinho neste sentido, como o lugar em que os jovens, sem qualquer julgamento, podem partilhar as suas inquietações, os seus anseios e as suas dificuldades junto de um sacerdote que, assim se espera, possa ter uma atitude de discernimento e ajudar aquela pessoa, aquele jovem”, explica.
Para o Pe. Renato Oliveira, a escuta é uma condição essencial para aproximar a Igreja das novas gerações: “Nós, Igreja, dizemos muitas vezes, e é verdade, que temos alguma dificuldade em chegar aos jovens, assim procuramos reinventar-nos, procurar novos métodos, novas linguagens, novos esquemas”, frisando, ainda que, “o Papa Francisco também disse várias vezes, que a primeira condição para falarmos aos jovens é a escutá-los”, defende.
O objetivo passa, assim, por compreender aquilo que os jovens sentem, as suas preocupações e as expectativas que têm em relação ao futuro, criando um espaço de diálogo aberto e acessível.
Apesar de ter sido pensado inicialmente para os jovens e para os seus “anseios, dramas e inquietações”, o gabinete não se destina exclusivamente aos estudantes. Está, também, disponível para professores, funcionários e outras pessoas que sintam necessidade de procurar apoio, independentemente das suas circunstâncias pessoais ou do contexto em que se encontram.
Atualmente, o serviço funciona na Escola Superior de Saúde, na Universidade Politécnica de Viana do Castelo (UNIPVC), todas as quintas-feiras do mês, entre as 16h e as 18h30. No entanto, a intenção é alargar progressivamente a iniciativa a outras escolas da instituição.
Entre as preocupações partilhadas por quem procura o “Gabinete de Escuta”, o Pe. Renato Oliveira destaca a incerteza em relação ao futuro, as dúvidas sobre as escolhas pessoais e académicas e as dificuldades em definir um percurso de vida. O responsável identifica, ainda, situações relacionadas com a ansiedade e com a dificuldade em gerir as emoções, considerando que o contexto atual nem sempre consegue dar resposta às necessidades mais profundas dos jovens.
Ainda assim, o sacerdote faz questão de distinguir o papel do “Gabinete de Escuta” do acompanhamento prestado por profissionais de saúde mental, justificando que “embora possa oferecer apoio espiritual e ajudar no discernimento pessoal”, o serviço não substitui a intervenção especializada sempre que esta se revela necessária.
Apesar da adesão registada, o diretor da Pastoral do Ensino Superior reconhece que, ainda, podem existir preconceitos associados à figura de um sacerdote enquanto interlocutor para a partilha de problemas pessoais. Por isso, considera importante desconstruir a ideia de que o gabinete funciona como uma extensão do confessionário.
A intenção é proporcionar um ambiente informal, em que qualquer pessoa possa falar livremente sobre aquilo que a preocupa, sem receio de ser julgada, descrevendo que “é um padre que está ali, evidentemente, como presença da Igreja, mas num registo muito coloquial, aberto, simples, sem juízos, sem julgamentos”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.