Vila Nova de Cerveira vai inaugurar, no dia 4 de abril, um centro de multimédia moderno que, de acordo com a autarquia, oferece acesso livre a tecnologia avançada, conteúdos culturais e atividades de lazer. O objetivo é “promover a igualdade digital e a integração dos jovens da Eurocidade Cerveira-Tomiño”.
Localizado na Biblioteca Municipal, o Espaço Juventude Sem Fronteiras disponibiliza acesso a plataformas “streaming” e a videojogos de “PlayStation”, bem como a equipamentos de som para atividades dinamizadas por jovens, como teatro ou música. “Mais do que um espaço, este projeto reforça a cooperação transfronteiriça, incentivando o convívio, a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de novas competências, independentemente das condições económicas ou académicas”, refere, em comunicado, a autarquia.
Ao frequentarem o novo centro de convívio multimédia, os jovens também têm acesso aos recursos da biblioteca, como livros, computadores e atividades educativas, complementando as oportunidades oferecidas e promovendo um ambiente de aprendizagem contínua. “O Espaço Juventude Sem Fronteiras assume-se como um ponto de encontro e de partilha para jovens de Cerveira e de Tomiño, reforçando os laços comunitários e promovendo a igualdade entre os dois países”, salienta o comunicado.
Para o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, “o espaço de novas oportunidades, baseado nos três ‘is’ de inovação, inclusão e igualdade”, destina-se “a uma faixa etária que precisa de estar constantemente a ser estimulada, não só para aprimorar competências técnicas, mas também para incentivar a criatividade e a autoexpressão, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens”.
O projeto, que integra a Rede Gov Minho, é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do INTERREG V-A POCTEP.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.