Os municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, situados no vale do Lima, vão ser em 2025 Região Europeia da Gastronomia e Vinho.
Em comunicado, a Câmara de Viana do Castelo adiantou que o projeto foi candidatado à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), tendo sido distinguido em reunião da assembleia geral com o título de Região Europeia de Gastronomia e Vinhos 2025.
Segundo a autarquia, a AMPV considerou que, nos quatro municípios banhados pelo rio Lima, a gastronomia e vinhos são “dos mais importantes produtos da oferta turística”, razão pela qual justificou a distinção, “como forma de estimular a ligação” entre eles.
O projeto Vale do Lima Região da Gastronomia e Vinho visa “impulsionar o turismo enogastronómico da região, promovendo o seu rico património cultural e a identidade gastronómica local”, “estimular a economia circular, envolver as comunidades e atores locais, incentivar a transferência de conhecimentos entre os diferentes agentes do sector, além de valorizar os profissionais da agro alimentação e da restauração”, e “contribuir para o reconhecimento da gastronomia como um fator diferenciador, capaz de agregar valor e dinamizar a economia local”.
A sub-região do Lima está de tal forma ligada a uma variedade de uva branca em concreto, que mereceu a iniciativa “Loureiro Vale do Lima”, criada com o objetivo de valorizar e promover o vinho verde.
Atualmente, existem 45 produtores engarrafadores no Vale do Lima, sendo a sub-região aquela que porventura nos últimos tempos tem registado maior procura por parte de empresas que já operavam noutros terroirs do Vinho Verde e até mesmo fora da região.
A gastronomia dos quatro municípios “também tem sido reconhecida como um património cultural e de identidade regional, sendo que, aliada à promoção dos produtos endógenos, contribui de forma significativa para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável da região”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.