Ligação Porto-Vigo em alta velocidade concluída em 2032

O comboio Celta, que já liga Porto a Vigo desde 2013, vai ter melhorias nas ligações até a alta velocidade ser concluída em 2032. A informação foi assegurada pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, no âmbito do encontro “Conectando el Noroeste”, promovido pela Confederação Empresarial de Pontevedra.

Notícias de Viana
26 Fev. 2025 3 mins

Para Miguel Pinto Luz, a ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo fará com que o Norte de Portugal e a Galiza fiquem com “uma posição geoestratégica única”. “Porto-Vigo [por alta velocidade] não é um estudo. É uma concretização. Vamos fazer o investimento e vamos concluir em 2032. E, acreditamos que Espanha tenha então concluído o investimento do lado espanhol”, afirmou em declarações à agência Lusa e ao jornal Faro de Vigo. 

Em causa estará uma “nova macrorregião que vai liderar a economia, que vai liderar geoestrategicamente, nas infraestruturas e na Península Ibérica”. “Nós não pensamos que o país é só Lisboa. Vemos o Porto como uma nova centralidade e a Galiza como parceiro primordial”, assegurou.

Questionado sobre a ligação do comboio Celta, que liga o Porto a Vigo em cerca de duas horas e meia, o governante observou que “tem havido muito diálogo”, entre a CP – Comboios de Portugal e a congénere espanhola, a Renfe. 

Miguel Pinto Luz frisou ainda que Portugal precisa “muito da Galiza para concretizar esta visão de uma eurorregião que possa competir com as grandes regiões da Europa”.

Quanto aos prazos da alta velocidade Porto-Vigo, o ministro explicou que as ligações Braga-Valença e Campanhã-Aeroporto (Porto) terminam em 2032, o que permitirá a ligação entre o Porto e a fronteira de Valença.

De acordo com o governante, “ainda este ano” haverá “avanços” nestes dois tramos necessários para fechar a alta velocidade até Vigo, acrescentando que “a cimeira (ibérica) não alterou um milímetro estes compromissos”. “A prioridade máxima para os dois governos é Lisboa-Vigo em 2032 e Lisboa-Madrid em 2034”, frisou.

No encontro da Confederação Empresarial de Pontevedra, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse não ter “nada contra” a ligação Lisboa-Madrid, mas frisou que a procura pela ligação Porto-Vigo é “sete vezes maior”. “Precisamos que os governos de Espanha e Portugal percebam que os países não terminam nas suas capitais. Precisamos urgentemente de começar os trabalhos, não de mais palavras”, defendeu.

Para o autarca, “esta Europa precisa urgentemente da alta velocidade, de uma infraestrutura limpa e sustentável”.

Já o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, pediu ao ministro para “acelerar” a ligação de alta velocidade com Vigo. “Importa garantir que as ligações Braga-Valença e Campanhã-Aeroporto estejam operacionais em 2032. E, importa definir o quanto antes a localização da nova travessia sobre o rio Minho”, disse, acrescentando que no dia em que existir “a ligação de alta velocidade entre a Corunha e a Península de Setúbal”, o país encontrará o futuro que merecem e o mundo será melhor.

c/ Lusa

Tags Economia

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