Os alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho e da ETAP compõem a primeira Assembleia Municipal Jovem do Alto Minho. A iniciativa, promovida pelo Município de Valença, visa “promover o debate, a análise e o sentido crítico, e garantir o interesse dos jovens pelos processos sociais e políticos”.
Na cerimónia de instalação da Assembleia Municipal Jovem, José António Cerqueira, presidente da Assembleia Municipal de Valença, elogiou o projeto que “dá voz aos jovens”. “Todos conhecemos e é notório o afastamento dos jovens na participação cívica e também das causas políticas, sejam elas partidárias ou independentes, como também o esvaziamento da massa crítica e de intervenção daquilo que é o espaço público, a sociedade e as comunidades. Por via disso, penso que todos temos consciência que é necessário incentivar o vosso interesse pela participação cívica e política”, referiu, sublinhando que a iniciativa procura ainda “valorizar o papel da comunidade jovem escolar” e “demonstrar que a vivência em sociedade merece que os jovens se envolvam e intervenham nas suas dinâmicas com ativismo”.
“A vossa participação quer na política, quer na sociedade é fundamental, não só para a construção, mas também para o desenvolvimento de sociedades mais justas e mais inclusivas”, acrescentou, assegurando que os jovens terão oportunidade de dialogar, apresentar propostas e procurar soluções para os desafios nas várias áreas. “Aqui, cada ideia conta e cada proposta tem valor”, garantiu.
Para o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, a iniciativa é “inovadora” e “pertinente” numa altura em que ainda se está a celebrar os 50 anos do 25 de Abril.
O autarca alertou os jovens para os fenómenos de desinformação e fake news que crescem nas redes sociais, desejando-lhes um mandato “produtivo” no sentido do “respeito e valorização da opinião de todos”. “Estamos disponíveis (Câmara e Assembleia Municipal) para o diálogo porque só assim é que podemos ter uma comunidade mais próspera e promover o crescimento de Valença de forma harmoniosa”, referiu, vincando que “Valença é de todos”.
A Assembleia Municipal Jovem elegeu o presidente (Gabriel Saraiva), o primeiro (Gustavo) e o segundo secretários (Kettelyn Oliveira).
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.