Polémica em Geraz do Lima e Deão: PSD condena governação autárquica. Junta promete aposta na formação

Jerusa Lopes, secretária do executivo da União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão,  reagiu à notícia avançada pelo Notícias de Viana (NdV) sobre a acusação do Ministério Público por infrações financeiras, esclarecendo que “não foram identificados quaisquer atos que configurem práticas criminosas”.

Micaela Barbosa
10 Dez. 2024 2 mins

Segundo a secretária, em causa estão “lapsos nos procedimentos internos relacionados com as obrigações da contratação pública na Junta de Freguesia nos mandatos 2013-17 e 2017-21”. “Estes erros foram reportados e prontamente corrigidos e ajustados de forma rigorosa, com o objetivo de alinhar todas as práticas da autarquia ao cumprimento das exigências legais em vigor, o que por desconhecimento técnico e escassez de recursos humanos não aconteceu anteriormente”, assegurou, salientando que o atual executivo aproveitou o sucedido para “implementar medidas corretivas estruturantes, incluindo a capacitação dos recursos humanos da Junta da União das Freguesias”. “Tal formação específica assegura, atualmente, o estrito cumprimento da Lei da Contratação Pública, protegendo a Junta de Freguesia de eventuais irregularidades futuras”, sublinha, reiterando o seu compromisso “com a transparência e com o respeito pela legalidade”. “O executivo, do qual faço parte nesta autarquia, trabalha de forma diligente para garantir a boa gestão pública e a confiança da comunidade”, reforça.

O PSD também emitiu um comunicado, “condenando veementemente este tipo de comportamentos praticados por eleitos locais em exercício de funções” e exigindo um esclarecimento do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, “que enquanto autarca de elevada responsabilidade, não pode compactuar com este tipo de gestão, nem encobrir situações deste género”. “O PSD quer ainda saber se o autarca mantém a confiança política no atual executivo e se apoia alguém condenado a uma candidatura nesta freguesia”, acrescenta, sublinhando que “o PSD não se revê neste tipo de gestão e governação autárquica que coloca em causa o bom funcionamento das freguesias”.

O NdV contactou o Município de Viana do Castelo. No entanto, não quis reagir.

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias