Mercado Municipal de Viana vai a concurso pela segunda vez

A obra do novo mercado municipal de Viana do Castelo vai ser submetida a um segundo concurso público devido ao alegado elevado custo da empreitada. A informação foi avançada pelo autarca, Luís Nobre, que explicou que  as cinco propostas recebidas não cumprem o valor base.

Micaela Barbosa
31 Out. 2024 2 mins

Na reunião do executivo, Luís Nobre explicou que quatro empresas “argumentaram que o valor base do concurso”, 12,6 milhões de euros, “não era suficiente para construir” o novo mercado e uma quinta empresa apresentou uma proposta com “um valor superior”. “Não podemos adjudicar uma proposta superior. Estamos a reinterpretar todo o projeto para ver se mantemos o valor base, corrigindo alguma situação que possa ser reajustada em função do balizamento para a empreitada, ou alargamos o preço base de construção do mercado e iniciamos um novo procedimento de consulta“, afirmou.

Em causa, segundo o presidente da Câmara, está a construção de uma cave, onde será construído o parque de estacionamento do futuro mercado, no local onde até 2022 existia o prédio Coutinho. “Está numa zona muito particular, com um nível freático muito elevado, há uma cave e naturalmente temos de tomar todas as cautelas na construção desse piso -1, que nos preocupa. Há uma insegurança nas empresas, não querem correr riscos”, referiu, garantindo que estão “a ser estudadas soluções”, “corrigindo alguma situação que possa ser reajustada em função do que tinha sido o balizamento para a empreitada”. “Estamos a trabalhar nisso, no imediato. Temos financiamento, temos o lote na nossa posse, agora é ultrapassar esta dificuldade. Implicaremos toda a nossa inteligência para encontrar, o mais rapidamente possível, uma solução, seja pela via do aumento da base do concurso, seja pela interpretação do projeto”, assegurou, acrescentando: “Há sistemas de bombagem em funcionamento continuo para garantir os níveis freáticos e não haver implicações ao nível de infiltrações ascendentes. Não queríamos ir por aí. O projeto estrutural prevê essa solução e é isso que se está a reinterpretar.”

O prazo para apresentação de propostas no concurso público internacional para a construção do novo mercado de Viana do Castelo terminou no dia 23.

 

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias