É natural de Fornelos, em Ponte de Lima, e é subchefe num dos melhores restaurantes suíços. Chama-se João Pedro Coelho e venceu o maior concurso de cozinha ao vivo da Suíça: o prémio Cozinheiro de Ouro.
Na sua conta de Instagram, o jovem de 25 anos disse estar “ainda sem palavras”. Isto é o resultado de um longo trabalho, sempre com este objetivo em mente. Gostaria de deixar uma mensagem de agradecimento a todos que de muitas formas contribuíram para que isso se concretizasse”, lê-se na publicação.
Com 25 anos, João Coelho diz que “há sempre mais alguma coisa para conquistar”, embora “por enquanto” não tenha definido um novo objetivo. “Este é um prémio que representa muito. É o maior concurso de cozinha na Suíça e dos maiores que existe no mundo. É dos mais importantes para quem está no mundo da gastronomia”, declarou, sublinhando que “chegar ao topo de alguma coisa tem um significado enorme”.
Atualmente, é sub-chef no Le Restaurant de l’ Hôtel de Ville de Crissier, que tem três estrelas Michelin. “Sempre quis trabalhar neste restaurante. Representa um mundo de alta gastronomia com o qual me identifico. Já foi várias vezes eleito o melhor restaurante do mundo e atualmente é o terceiro melhor”, observou.
O restaurante faz, também, “um estilo de cozinha” que lhe agrada, por se tratar de “uma cozinha clássica com muito trabalho no prato, muita atenção ao detalhe e à precisão”.
c/ Lusa
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.