A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira abriu um novo CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, no Centro Coordenador de Transportes, de forma a “prosseguir com a consolidação da política de apoio e de integração aos migrantes a residir no concelho”.
Em comunicado, a autarquia explicou que este segundo espaço de atendimento vem juntar-se ao já existente no Centro de Apoio às Empresas, em Campos, e surge “da necessidade de dar resposta ao aumento do número de migrantes que se encontra a viver e/ou trabalhar nas freguesias mais próximas da sede do concelho”.
Os CLAIM são gabinetes de acolhimento que têm como missão apoiar todo o processo de integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano. “A preocupação do atual Executivo municipal, liderado por Rui Teixeira, com a elaboração de uma estratégia concertada para os migrantes começou em 2022, com a realização de um exaustivo diagnóstico da população imigrante residente no concelho. Entre as várias sugestões apontadas no documento final, destacava-se a importância da realização de cursos de português, da realização de festas e outras atividades culturais de integração, além de providenciar serviços de apoio diversos”, referiu a autarquia.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.