Cerca de cem acólitos, oriundos de sete arciprestados - Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira -, marcaram presença no X Encontro Diocesano de Acólitos, que se realizou no passado dia 5 de outubro, em Monção.
O evento contou com a presença do padre Tiago Rodrigues, diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia, que presidiu à oração inicial, dando as boas-vindas aos Acólitos e incentivando-os a viverem um dia de verdadeiro encontro e de alegria.
Já o padre Joel Rodrigues refletiu com os participantes sobre o tema do Encontro, “Acolher como Jesus”. Baseado na parábola do Filho Pródigo, o palestrante disse que “antes de acolher como Jesus é necessário acolher Jesus no próprio coração para depois o levar aos outros e os acolher, à semelhança de São Francisco Marto e de São Tarcísio, padroeiros dos Acólitos”.
“O Acólito deve-o ser durante todo o dia e ao longo de todos os dias da sua vida e não só quando serve o altar”, disse.
O programa incluiu ainda atividades lúdicas no Parque das Caldas, terminando com a celebração da Eucaristia, animada pelo grupo coral de Tangil, na igreja matriz de Monção, e presidida pelo arcipreste e pároco daquela vila que dirigiu aos Acólitos palavras de saudação, agradecimento e incentivo.
O próximo Encontro Diocesano de Acólitos vai realizar-se no dia 4 de julho de 2020, no Santuário da Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.