Alto Minho: Bibliotecas equipadas com 110 computadores para promover inclusão digital

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) entregou 110 novos computadores às dez bibliotecas municipais da região, beneficiando “milhares de utilizadores” e promovendo a inclusão digital na região.

Notícias de Viana
17 Mar. 2025 2 mins

Reforçando “significativamente” a modernização tecnológica da Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM), os equipamentos informáticos, exclusivamente dedicados aos espaços de acesso público das bibliotecas, estão disponíveis para utilização gratuita por todos os cidadãos, contribuindo para a democratização do acesso às tecnologias.

O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e, segundo o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, representa “um passo decisivo na estratégia de promoção da literacia digital e na melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos”.  “As bibliotecas assumem hoje um papel fundamental como centros de conhecimento e inclusão digital na comunidade”, salientou.

Para além da renovação do parque informático das bibliotecas municipais, o projeto permitiu também a criação do novo catálogo digital da Biblioteca Municipal de Valença, acessível desde o passado dia 8 de janeiro em https://catalogo.bibliotecas.cm-valenca.pt, representando um investimento global de cerca de 110 mil euros.

O projeto contou ainda com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceiro técnico do GEPAC na seleção e acompanhamento das bibliotecas integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias