A candidatura de Valorização do Património Cultural que irá permitir conhecer melhor os edifícios religiosos e criar uma rota em volta das fachadas retabulares a norte do país foi aprovada pelo Norte 2020, incluindo a Igreja de Santa Cruz, mais conhecida como Igreja de São Domingos, na Paróquia de Monserrate, Arciprestado de Viana do Castelo.
A
primeira componente da candidatura consiste na elaboração de um estudo de
investigação, assente num trabalho rigoroso que permita clarificar aspetos
menos conhecidos, nomeadamente quanto à autoria dos edifícios que apresentam a
fachada retabular, que vão sendo associados a diversos arquitetos e mestres.
Sabe-se que a construção do Convento Dominicano e Igreja de Santa Cruz de Viana
do Castelo se deveu à ação de S. Bartolomeu dos Mártires que, depois de visitar
Viana nos inícios de 1560, e impressionado pela prosperidade da vila, decide
fundar aí um convento com colégio anexo. Este estudo assume-se como muito
importante para aclarar a vida e o pensamento desta figura ímpar na História
Religiosa Portuguesa.
A
segunda componente desta ação assenta na criação de uma rota de edifícios religiosos
que apresentam a fachada retabular clássica que, a par da Igreja de Santa Cruz,
em Viana do Castelo, encontramos na Matriz de Vila do Conde, na Igreja de S.
Gonçalo de Amarante, na Igreja da Misericórdia de Braga e em diversos edifícios
religiosos, na Galiza: na Igreja de Santa Maria Maior e o Mosteiro Beneditino
de Poio, ambos em Pontevedra, e na Igreja de S. Martinho Pinário e Convento de
S. Paio de Antealtares, ambos em Santiago de Compostela. A criação desta rota
permitirá ligar estes espaços e relacioná-los não só do ponto de vista
arquitetónico, como também relacionar as várias comunidades onde estão
inseridas, todas situadas no Norte de Portugal e Galiza, regiões de ancestrais
ligações culturais.
A
terceira componente desta ação assenta na realização de um Seminário
Internacional, a acontecer em Viana do Castelo, no qual se apresentarão
reflexões, peritos e especialistas no âmbito da temática de valorização
patrimonial, e ainda um Plano de Comunicação que tem como objetivo publicitar e
divulgar as restantes componentes, utilizando diferentes meios ou instrumentos,
dirigidos a vários públicos.
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