Tem 18 anos e, no currículo, conta com quase 30 títulos nacionais e mais alguns regionais no atletismo. É de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, e vai rumar aos Arcos de Valdevez para treinar pelo Sporting Clube de Portugal. O objetivo de Marta Lisboeta é estar na equipa principal.
A atleta iniciou o seu percurso desportivo na natação, mas, no quarto ano de escolaridade, conheceu o Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), onde ficou até à época passada. “No início, o atletismo era levado como brincadeira. Já como infantil, a coisa tornou-se mais séria porque comecei a participar em provas nacionais e a conquistar as minhas primeiras medalhas. Pelo meio, ainda há um recorde nacional e uma internacionalização”, referiu, contando que, a última vez, estava perto dos 20 títulos nacionais. “Este ano, cheguei quase aos dez. Na época passada, fui campeã nacional absoluta de pentatlo e heptatlo (em pista coberta e ar livre) e conquistei dois títulos nacionais no salto em altura em pista coberta e ar livre. Consegui a minha primeira internacionalização por Portugal no Meeting de Mannheim, na Alemanha, onde consegui um recorde pessoal de 1,59 m, ficando a um centímetro do europeu de Sub-20, em Jerusalém”, especificou.
Até ao 12º ano, conseguiu organizar a sua vida académica com a desportiva, mas a entrada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), no curso de Gestão, já foi “um pouco mais desafiante”. “O primeiro ano não foi fácil. Foi um ano de adaptação, mas as cadeiras estão todas feitas. E, por isso, é pensar no segundo ano e concluí-lo com sucesso”, salientou, confidenciando a exigência no estudo e nos trabalhos. “Como em tudo, existe cansaço, mas é algo que se faz bem”, garantiu.
Em agosto, Marta Lisboeta recebeu convites dos “três grandes” clubes de atletismo: Sporting, Benfica e Braga. O Sporting foi a sua escolha porque mostrou “muito interesse” em tê-la na sua estrutura. “Já tinha sido contactada o ano passado, mas recusei porque entrei para o ensino superior. Senti que poderia ser uma mudança grande. Este ano, voltaram a falar comigo e percebi que necessitava desse salto. O Sporting é um clube da primeira divisão, com uma estrutura bastante segura e aliciante. Além disso, também precisa de mim, enquanto atleta que sou, porque, apesar de ter a Anabela Neto, que faz salto em altura, ela está a terminar a sua carreira. E, então, quis captar-me já, para ter uma atleta nessa especialidade”, explicou, assegurando que vai agarrar a oportunidade com unhas e dentes.
A notícia de que iria para o Sporting foi “muito bem recebida” quer pelos seus familiares, quer pelos amigos. “Falei com os meus pais e com a minha antiga treinadora, Tânia Feital, para perceber o feedback. A última decisão é minha, mas queria uma palavra deles. Incentivaram-me a ir porque também sentiam que precisava deste salto”, contou, salientando: “As pessoas receberam a notícia de braços abertos. Ficaram contentes e orgulhosas da minha decisão. Estou bastante feliz”. Apesar das mudanças de treinador e local de treino, as expectativas da atleta são “altas”. “Estou, há mais de um mês, a ser treinada pelo professor Miguel Rios, na pista de Arcos de Valdevez”, contou, garantindo que está a adaptar-se bem aos novos métodos e ao grupo de treino. “É um grupo de treino bastante fácil de comunicar, assim como o Miguel. Além disso, mostra-se estar ali para mim. É sempre bom ter alguém assim, que ajude não só tecnicamente, como pessoalmente. Encontrei um amigo que está no mesmo caminho que o meu”, afirmou.
Marta Lisboeta evidenciou, ainda, que “o Município de Viana do Castelo tem condições para formar bons atletas com capacidades para representar os grandes”. “São quase dez anos a trabalhar. Não é brincadeira. Aliás, deixou de ser, desde que comecei a participar em campeonatos nacionais, e devido ao realce que fui tendo. Com o Sporting é ainda mais sério, porque estamos a falar de uma associação muito relevante”, disse, reconhecendo as suas responsabilidades. “O meu objetivo é estar na equipa principal”.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.