Ao celebrar um ano do falecimento do nosso Bispo Emérito, D. José Augusto Pedreira, a 14 de outubro, o Movimento Diocesano dos Cursilhos de Cristandade (MCC) curva-se perante a sua memória e deixa o seu testemunho de uma vivência muito próxima, como Bispo e como cursilhista.
D. José Pedreira fez a experiência de um Cursilho de Cristandade, em junho de 1980, na Diocese de Braga, o Cursilho número 10.
Quando nomeado Bispo da Diocese de Viana do Castelo, a 29 de outubro de 1997, o Movimento Diocesano tinha já percorrido alguns anos de caminhada, iniciada com a realização do primeiro Cursilho da Diocese, de 26 a 28 de junho de 1978.
Durante os anos em que foi Pastor desta Diocese de Viana do Castelo, D. José Pedreira foi sempre um Bispo próximo e presente no MCC, incentivando-o com a sua presença e palavra amiga de Pastor Diocesano em todas as atividades diocesanas do MCC. Foi apoio e incentivo às equipas de dirigentes constituídas para a realização de cada Cursilho, bem como nas várias atividades do Movimento, nomeadamente a Escola de Dirigentes, «hoje Escola do MCC».
Esta relação amiga e fraterna para com o Movimento, nos vários Secretariados a que conferiu mandato por «Provisão Episcopal», constituiu sempre incentivo para a caminhada e alento para vencer as dificuldades ao longo do caminho.
Esta relação só terminou quando D. José Pedreira resignou e passou a Bispo Emérito e a Diocese foi confiada ao nosso saudoso e estimado Bispo D. Anacleto Oliveira, nomeado a 11 de junho de 2010, cuja entrada solene ocorreu a 15 de agosto do mesmo ano.
Obrigado D. José Pedreira pelo Pastor que foi!
Descanse em paz!
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.