A Comunidade Intermunicipal (CIM) Alto Minho terá proposto completar o Plano Ferroviário Nacional (PFN) com uma linha de comboio entre Ponte de Lima e Arcos de Valdevez. A notícia é avançada pelo jornal galego Faro de Vigo, que salienta que a par dos 150 quilómetros da linha de Alta Velocidade entre Vigo e Porto, “o Norte português já projeta uma ferrovia que a complementaria“, nomeadamente com a extensão até à vila de Arcos de Valdevez.
De acordo com a imprensa espanhola, “a prometida e esperada linha de Alta Velocidade (AVE) entre Vigo e Porto, que irá ligar toda a fachada atlântica da Galiza e de Portugal, continua a aumentar a sua área de influência e possibilidades de crescimento”.
A notícia foi exposta em reunião do executivo de Viana do Castelo pelo vereador independente, Eduardo Teixeira. O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, disse ter sido “colhido com surpresa”. “Para mim é uma novidade. Não faço a mínima do que seja. Fui colhido de surpresa com essa notícia”, afirmou, adiantando que “a CIM Alto Minho apresentou ao Governo central o seu contributo ao PFN, no qual incorpora pequenas ações para melhor estruturar a sua região e maximizar os benefícios do comboio na mesma”. “Acredito pouco na solução, mas serei solidário com os meus colegas. Às vezes não ajudam a atrair e a fixar, bem pelo contrário, ajudam a esvaziar os territórios. A mim não me choca que se apontem caminhos. Há até quem defenda o prolongamento do metro até Viana do Castelo, mas depois é preciso perceber qual a eficácia destas infraestruturas”, atirou.
Segundo o autarca, a “defesa” do Alto Minho deve ser a Linha do Minho, que “serve de forma mais ampla e transversal” toda a região, enquanto a proposta da CIM, noticiada pela imprensa espanhola, “servirá cerca de quatro ou cinco empresas ou cerca de 20 mil habitantes”.
O presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, disse desconhecer a proposta de traçado e, garantiu que a entidade que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo “deu, em 2023, o seu contributo para o PFN, consensualizado com todos os autarcas”. “No documento que enviámos para o PFN falamos do reforço da ferrovia na linha do Minho, com ligação ao porto de mar de Viana do Castelo, a linha de alta velocidade com uma estação intermédia em Ponte de Lima e a possibilidade de uma ligação de alta velocidade a Viana do Castelo, ou no limite em Valença”, explicou à Agência Lusa.
Na proposta da CIM, segundo o jornal, “propõe-se a construção de uma nova linha ferroviária convencional paralela à atual A27, servindo de eixo transversal complementar ao prometido para o ano de 2032”. “Este eixo ligaria Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima a Viana do Castelo e ao seu porto”, refere o Faro de Vigo.
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