D. João Lavrador marcou presença na cerimónia da tomada de posse da nova Junta Regional, para o cumprimento do mandato 2022-2024, liderada por Henrique Amorim. Na cerimónia, que aconteceu no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, estiveram também o Vigário Geral, Monsenhor Sebastião Ferreira; os presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino e Luís Nobre; e o chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas, Ivo Faria; bem como representantes autárquicos e institucionais da região de Viana do Castelo.
Na cerimónia, o Bispo Diocesano deixou votos de “bom êxito” pelo trabalho desenvolvido pela Junta Regional na região, sociedade e Igreja. “Que nunca vos falte forças”, incentivou, realçando a sua “singular” história que “se reveste de uma atualidade permanente”. “Entre todos os movimentos, o CNE é aquele que assume ao longo do tempo viver cada época, mas em cada uma delas reveste-se de novidade”, afirmou, lembrando a Jornada Mundial da Juventude, que decorre em 2023, e que tem como protagonistas, os jovens.
Também Monsenhor Sebastião Ferreira agradeceu ao movimento pelo trabalho desenvolvido na região e ofereceu a medalha de Agradecimento de 1ª classe, ouro, que a Diocese recebeu no dia da inauguração do Centro Escutista, a D. João Lavrador.
O chefe nacional, Ivo Faria, elogiou o “interessante” desenvolvimento do CNE na região de Viana do Castelo. “Que continue a ser, entre muitas coisas, um símbolo cultural de relação e comunidade, e parcerias”, referiu.
Já o autarca Luís Nobre assumiu o compromisso de dar continuidade às parcerias existentes entre o Município e os escuteiros, apelando-lhes que continuem “um percurso discreto, mas muito relevante e sempre presente nos momentos mais importantes”.
A Junta Regional de Viana do Castelo será liderada por Henrique Amorim (Chefe Regional), António Gomes Pereira (Chefe Regional Adjunto e do Património), Vítor António Pereira Lopes de Lima (Secretário Regional dos Adultos), Ricardo Jorge Cunha Rego (Secretário Regional Pedagógico), Paulo George Esteves Lima (Secretário Regional de Gestão Administrativa e Ação Local), Adelino Ezequiel da Silva Miranda (Secretário Regional de Gestão Financeira), Daniel Ferreira Gomes (Secretário Regional de Proteção Civil e Ambiente) e ainda João José Lima de Abreu (Secretário Regional para a Comunicação e Planeamento). “O nosso compromisso é arrumar a casa, tornando-a ao serviço de todos”, reiterou Henrique Amorim, confidenciando que é o seu “grande desafio escutista”, embora pertença ao movimento “já há muitos anos”.
Fotografia: Arménio Belo
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.