A Pousada da Juventude de Melgaço, que funciona como residência estudantil em época baixa, vai ter obras de 580 mil euros financiadas em cerca de 409 mil euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A informação foi avançada pela autarquia que revelou ainda que as obras “deverão estar concluídas no último trimestre de 2025”.
Em comunicado, o Município de Melgaço referiu que a obra, a realizar ao longo do próximo ano, tem como principal objetivo “incrementar a eficiência energética do edifício e promover a sustentabilidade ambiental”. “As obras passam pela correção de algumas patologias do edifício, designadamente de infiltrações e humidades, bem como a renovação dos sistemas de AVAC, instalação de bombas de calor, substituindo caldeiras ineficientes a gás e a introdução de painéis fotovoltaicos para produção de eletricidade para autoconsumo, assim como por um conjunto de outras intervenções que procuram incrementar a eficiência energética do edifício e promover a sustentabilidade ambiental”, explicou.
O alojamento terá capacidade para 38 camas. “A capacidade atual do alojamento é de 58 camas. Contudo, para alojamento estudantil, atendendo aos critérios legalmente fixados, fixou-se a tipologia de quartos em duplos, o que fixa a capacidade em 38 camas. Dessa forma, deixam de existir quartos triplos ou quádruplos, incrementando o bem-estar e conforto dos estudantes”, lê-se na nota.
No edifício também será instalado um “quiosque digital”, com acesso à plataforma digital SAS SOCIAL, permitindo-lhes a escolha e reserva de refeições nas cantinas, a reserva de bilhetes para o BUS académico (transporte), solicitar serviços de manutenção para os quartos, o pagamento do alojamento e acesso aos serviços administrativos dos Serviços de Ação Social.
A Pousada de Juventude de Melgaço é propriedade da MoviJovem, mas está concessionada à Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), funcionando como alojamento para estudantes durante o período letivo.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.