D. João Lavrador instituiu novo leitor no encontro das famílias por ocasião da padroeira do seminário: Nossa Senhora da Conceição.
Mas o que significa ser leitor? O leitor é todo aquele que proclama a Sua palavra, não só por meras palavras, mas também pelas obras, pelo seu testemunho. Penso que o D. João Lavrador foi bastante claro nesta função do leitor com a frase que disse na homilia e que escreveu na bíblia que recebi: “Recebe a Palavra de Deus. Medita-a para que seja a luz a encaminhar-te e proclama-a com palavras e gestos”.
Na homilia, o D. João referiu José e Maria como exemplos, como modelos para a vida. José é o homem do silêncio, e é através dele que anuncia a Palavra, ou seja, não é através do que fala, mas do que faz que mostra o seu amor. Maria aceitou receber Jesus no seu ventre, aceitou sem reservas acolhe-lo como seu filho. Aceitou sem reservas acolhe-lo como seu filho, apesar de todas as dificuldades e de todos os receios. “Não temas, Maria”. Esta é uma frase que o anjo disse a Maria, mas que nos diz também a todos nós. Não devemos ter medo em anunciá-lo, mas ter a atitude de Maria “Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Com estas palavras, cabe-me reconhecer que a instituição de leitor não é apenas um passo para o sacerdócio, mas caminho que é necessário fazer. A palavra é onde Cristo nos fala e, se não o ouvirmos, não estamos a viver em Igreja.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.