III Domingo da Quaresma marcado por escrutínio de catecúmenos

Pedindo oração pelo Pe. António Augusto Meira Araújo dos Santos, recém-falecido, Mons. Sebastião Pires Ferreira iniciou a celebração do III Domingo da Quaresma, na Sé Catedral, marcado pelo primeiro escrutínio dos três catecúmenos propostos para receção dos Sacramentos da iniciação cristã na próxima Vigília Pascal.

Notícias de Viana
11 Mar. 2021 1 min
III Domingo da Quaresma marcado por escrutínio de catecúmenos

Assim sendo, na homilia, Mons. Sebastião referiu que o relato da samaritana, escutado no Evangelho, propõe, à semelhança do itinerário do catecumenado, uma catequese progressiva para “acolher e aceitar Jesus”, levando a uma “verdadeira e consistente conversão”, de olhos postos na figura da Samaritana que, como indica a cena, “apesar de ter deixado a bilha de água no poço, ficou com a felicidade dentro de si”, dado que o texto indica e revela “as necessidade mais internas que existem na humanidade – paz, amor, saúde, esperança e felicidade – e que só Jesus pode dar inteiramente”.

Por fim, apelou a que cada um dos catecúmenos, assim como todos os diocesanos, se sentisse impelido à dimensão missionária da fé, “da mesma forma que a samaritana foi uma missionária e uma testemunha para o povo de Sicar (…), mesmo que, anteriormente, nem ponderasse a existência de outro tipo de água”, concluiu.

Tags Diocese

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias