Chamado ao Consultório: O milagre da água com limão

Maria Luís Cambão
5 Mai. 2025 3 mins
Maria Cambão

Com o aproximar do Verão, é habitual sermos bombardeados com as mais diversas dicas para perder peso e conseguir “o corpo perfeito”, mesmo a tempo das férias. Sem dúvida que uma das teorias mais ouvidas é a do copo de água com limão em jejum. Mas será verdade que faz perder peso? Este mês é Chamado ao Consultório para o descobrir.

Em primeiro lugar, é inegável que beber água faz bem à saúde. Todos o sabemos e não é à toa que ocupa um lugar central na roda dos alimentos. Para que o corpo humano funcione bem, é essencial que esteja bem hidratado. Além disso, é verdade que uma boa hidratação pode ajudar a que se sinta mais saciado e, por isso, com menos fome, durante o dia.

Mas e o limão? Qual a diferença que induz neste processo? Uma das teorias aponta para o papel que a pectina, uma fibra existente no limão, pode ter na manutenção da saciedade e, por isso, na redução da quantidade de alimentos ingeridos ao longo do dia. A má notícia é que esta fibra está presente quase exclusivamente na casca do limão, pelo que ingerir água com sumo de limão terá muito pouco impacto nesta questão. Outra das teorias aponta o papel desintoxicante (ou de forma mais moderna, “detox”) que o limão pode ter. Lamento ser portadora de más notícias, mas é pouco provável que um alimento, por si só, tenha o poder de o fazer. Além disso, o corpo humano já tem mecanismos autónomos, altamente especializados neste processo, como é o caso do fígado e dos rins, por exemplo. Neste sentido, se realmente pretende desintoxicar o seu organismo, é mais sensato que adote a estratégia da prevenção, nomeadamente através da evicção de toxinas, como as presentes no álcool, tabaco, ou alimentos processados, como o caso da fast food.

Por outro lado, se usa a água com limão para substituir outras bebidas açucaradas, como sumos ou bebidas alcoólicas, é ótimo que o faça e aí sim, sem dúvida que está a contribuir para a manutenção de um peso saudável. Mas esse benefício é independente de colocar ou não limão na água. Ou seja, o fundamental é que prefira a água a outro tipo de bebidas ricas em açúcar. Colocar, ou não, o limão é apenas uma questão de gosto pessoal.

Resumidamente, se pretende perder peso e manter-se saudável, não fique à espera do milagre do limão. Incida o seu foco na adoção de estilos de vida saudáveis: tenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais e com menos quantidade de alimentos ultra processados; pratique atividade física; e procure manter uma boa saúde mental. Além disso, lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição e que será a persistência que lhe trará melhores resultados.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias