Ser missão: convite, desafio e caminho!

Isabel Lemos
7 Out. 2024 3 mins
Irmã Isabel

Hoje, partilho convosco um desafio que baila na minha vida faz tempo: ser missão!

A verdade é que ser missão faz-nos olhar a vida com novo olhar, assumir cada novo amanhecer com gratidão e ir descobrindo, passo a passo, que a vida é linda e esconde a beleza que nos transporta para o seu próprio Criador. E, encontra-se a possibilidade de aprender a viver do essencial, do verdadeiro, do bom.

O mês de outubro traz consigo a notícia das missões, de modo especial Ad gentes, daquelas voltadas para fora, os de longe, sem esquecer os de perto… senão como ser missão com tudo o que somos e fazemos? Sim, com gestos, modos e formas e não apenas com pensamentos mais ou menos bonitos.

Por vezes, e neste mês até aprece que o nosso olhar se volta para outras problemáticas, interesses e outros assuntos que não parecem ter a ver com missão, contudo tudo se encontra relacionado e, nem sempre é óbvio entrever em orçamentos, conflitos, violências, guerras, lutas pelo poder como podemos ser, e somos, missão…

Afinal, ser missão é convite, desafio e caminho!

Diz-nos o Papa Francisco “Irmãs e irmãos muito amados, a vossa generosa dedicação é expressão tangível do compromisso da missão ad gentes que Jesus confiou aos seus discípulos: «Ide e fazei discípulos de todos os povos» (Mt 28, 19). Por isso continuamos a rezar e a agradecer a Deus pelas novas e numerosas vocações missionárias para esta obra de evangelização até aos confins da terra[1].

E, continua a ser caminho de vida e para a vida, chamados a ser discípulos missionários atentos a todos, ocupados de todos e escutando como o Senhor continua a sussurrar ao ouvido do coração de cada um “Ide e convidai todos para o banquete” (Cf Mt 22,9).

Vamos procurar ao longo deste mês viver “a missão como ida incansável e convite para a festa do Senhor”.[2] Desafiados e convidados, empreendamos o caminho da missão com a nossa própria vida, com tudo quanto há de bom, belo e verdadeiro em nós, e sejamos portadores e despertadores da bela Notícia para que, aqui e agora, possa acontecer festa.

O tempo para sermos discípulos missionários é agora, porque ser missão é convite, desafio e caminho!

Para ti que acabas de escutar o convite: sê missão hoje!

[1] Mensagem MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA FRANCISCO PARA O XCVIII DIA MUNDIAL DAS MISSÕES 2024 in https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/missions/documents/20240125-giornata-missionaria.html

[2] Iden

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias