Seminário Diocesano realizou encontro de férias

Após o final do ano letivo e depois de dois anos privados/condicionados pela pandemia, a comunidade seminário realizou o seu habitual encontro de férias entre os dias 6 e 8 de julho, desta vez com destino a Lisboa.

Notícias de Viana
29 Jul. 2022 4 mins
Seminário Diocesano realizou encontro de férias

Na manhã de quarta-feira, o dia começa bem cedo, acomodando todas as bagagens nos carros para seguirmos caminho em direção a Lisboa com algumas paragens pelo caminho, sendo a primeira dessas paragens na freguesia de Cortes, em Leiria, onde, diante da sepultura do senhor D. Anacleto, realizamos a nossa oração da manhã, pedindo por cada um de nós, pelo nosso Seminário e pela nossa Diocese. De seguida, rumamos até ao Mosteiro da Batalha, onde vislumbramos a grandiosidade do monumento, e a história por detrás da sua construção e a sua evolução ao longos dos anos. Já da parte da tarde, realizamos a Via-sacra nos Valinhos, terminando junto ao Calvário húngaro. Por fim, após a visita à casa da Irmã Lúcia, seguimos até ao Seminário dos Olivais, onde ficamos alojados, tendo sido acolhidos pelo Reitor e por alguns sacerdotes, entre os quais o padre Afonso Sousa, recentemente ordenado, que nos mostrou os quartos e contou-nos um pouco da história da construção do seminário, fazendo-nos ainda uma breve visita e apresentação dos diversos espaços.

Já na quinta-feira, o dia estava repleto de variadas atividades, a parte da manhã ficou marcada por uma visita aos 4 cantos do mundo, onde observamos, no Oceanário, os 5 oceanos do mundo e as inúmeras espécies que os habitam. Já da parte da tarde, após uma rápida viagem de metro e tum percurso a pé pela cidade, ficamos a conhecer uma igreja muito importante em Portugal, a Igreja de São Roque,  a primeira igreja dos jesuítas no nosso país e uma das primeiras em todo o mundo. Ao fim do dia, participamos na celebração da eucaristia na Igreja da encarnação e mais tarde jantamos no restaurante de um dos chefes portugueses mais conceituados, no Bairro do Avillez, pertencente ao chef José Avillez. Durante a noite, tivemos a oportunidade de observar a beleza da cidade e de alguns monumentos durante o período noturno, enquanto que andamos de elétrico até ao Miradouro da Graça, onde contemplamos a beleza da cidade no seu esplendor.

Por último, na sexta-feira, já com as malas no carro para mais tarde regressarmos, dirigimo-nos até à cidade de Belém, onde vislumbramos alguns monumentos, entre eles o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Palácio da Ajuda, onde tivemos uma visita real ao diversos aposentos da família real portuguesa. Já da parte da tarde, dirigimo-nos até Mafra, onde tivemos uma visita ao Palácio Nacional e Convento de Mafra, e, mais tarde, até à Nazaré onde contemplamos a beleza da praia, o mistério por detrás da Lenda da Nazaré e de Ermida da Memória e um pouco da imensidão das ondas analisando o segredo de tamanhas ondas. Por último, já ao anoitecer, paramos em Fátima, onde, diante da imagem da Virgem Mãe, rezamos o terço e participamos na procissão de velas, agradecendo o ano escolar que acabara de terminar.

Em suma, durante esta viagem/encontro de férias podemos observar diversos monumentos, compreendendo a história por detrás dos mesmos e relacionando com as diferentes matérias que cada um de nós foi lecionando ao longo do ano, e ainda saborear novos sabores. Além disso, foi também um tempo propenso para a reflexão do ano que terminava, pensando naquilo que correu melhor, mas também no que correu menos bem, na expectativa de melhorar neste novo ano. Por último, apesar das altas temperaturas que se fizeram sentir, foi também um momento de diversão e de encontro “familiar” em que agradecemos aos nossos formadores todo o caminho que traçaram connosco e passamos algum tempo juntos, antes de nos separarmos devido ao percurso escolar.

Tags Religião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.