O Bispo diocesano, D. João Lavrador, adiantou que a reconstrução da igreja de Lavradas, no Arciprestado de Ponte da Barca, está pendente da assinatura do presidente da Câmara Municipal.
O anúncio foi feito durante as declarações prestadas aos jornalistas na apresentação do Ciclo de Órgão, uma iniciativa do Secretariado Diocesano da Liturgia que irá percorrer várias igrejas do Arciprestado de Viana do Castelo no mês de outubro. “Pelo que fui informado, penso que [o início da reconstrução da igreja] só está dependente do Sr. Presidente da Câmara de Ponte da Barca para que faça a assinatura dos despachos. Portanto, espero que, em breve, ele faça isso”, apelou, assegurando que, “de resto, está tudo em ordem para começar”. “É urgente, muito urgente, que se comece”, salientou.
A igreja de Lavradas foi totalmente consumida por um incêndio no dia 18 de dezembro de 2017, provocado por um curto-circuito.
Em 2021, foi anunciada a sua reconstrução e, nesse mesmo ano, realizou-se o acompanhamento arqueológico, que foi determinado por um parecer da Direção Regional de Cultura do Norte, ao abrigo do processo de licenciamento do projeto submetido à apreciação na Câmara Municipal de Ponte da Barca, já em abril de 2019.
O projeto, que teve o aval da Diocese de Viana do Castelo, “prevê uma ampliação para quase o dobro do templo que existia, mas prevê a reconstrução, na íntegra, do que sobrou do incêndio”.
Durante todo este processo, foram ainda angariados “mais de 400 mil euros” em donativos, fruto de uma onda solidária que se gerou entre a população local e de outras Paróquias, assim como de comunidades de emigrantes.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.