Proteção Civil de Valença reforçada com nova embarcação para o rio Minho 

A empresa Nauticol ofereceu uma embarcação semirrígida ao Município de Valença para reforçar os meios do Serviço Municipal de Proteção Civil no rio Minho.

Micaela Barbosa
19 Mai. 2026 1 min

A embarcação, com cinco metros de comprimento, ficará integrada no dispositivo municipal de proteção civil e será utilizada em operações de apoio e emergência numa zona onde, segundo a Câmara, “a prontidão operacional é essencial”.

A entrega contou com a presença da direção da empresa e de responsáveis municipais, incluindo o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira. 

Citado no comunicado, o autarca afirmou que “este gesto da Nauticol reforça de forma significativa a capacidade de resposta da nossa Proteção Civil”.

Segundo a autarquia, esta não é a primeira vez que a empresa sediada na Zona Industrial de São Pedro da Torre doa equipamentos de apoio a operações de socorro. 

Durante as cheias que afetaram o rio Mondego este ano, a Nauticol entregou outra embarcação ao município, posteriormente encaminhada para o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho.

O município refere ainda que o novo equipamento pretende “reforçar a capacidade de intervenção e vigilância no rio Minho”, sobretudo em cenários de emergência e apoio operacional.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias