J.U.D: “Procuramos viver a fé perto daqueles que mais amamos”

A Juventude Unida de Deocriste, Paróquia do Arciprestado de Viana do Castelo, é um grupo de jovens que tem como objetivo apoiar a fé desta comunidade, mesmo quando falha, ou até se ausenta, transmitindo valores como a partilha, empatia, solidariedade, união, e sobretudo, amizade. Atualmente conta com 18 membros.

Notícias de Viana
17 Set. 2021 3 mins
J.U.D: “Procuramos viver a fé perto daqueles que mais amamos”

(Notícias de Viana): Quando e como surgiu o grupo?(Juventude Unida de Deocriste): A Juventude Unida de Deocriste (J.U.D.) iniciou o seu percurso dia 14 de março de 2021, tendo surgido por incentivo do nosso Pároco, Pe. Zé Manuel. Após este incentivo um grupo de amigos bastante unidos, teve força de vontade para iniciar este projeto que nos traz, a cada dia que passa, novos desafios e novas aventuras.

(NV): Como procuram viver a fé?(JUD): Procuramos viver a fé perto daqueles que mais amamos, demonstrando isso ao mundo, pois não há coisa mais bonita do que a fé nos jovens. Tentamos sempre incentivar os jovens do nosso grupo e também da nossa freguesia, de que tudo faz falta, principalmente a fé. E que, com todos os nossos passatempos e os momentos que passamos em grupo, fazemos com que a fé seja mais forte e que a ida a igreja seja mais frequente.

(NV): Como se estão a preparar para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023?(JUD): Neste momento, estamos a preparar-nos para JMJ 2023 da melhor maneira, cumprindo assim os objetivos que nos são propostos e, claro, juntamente com a fé que cada membro do grupo tem. Ao mesmo tempo, passamos a mensagem a toda comunidade, acrescentando que, em 2023, irá acontecer o maior encontro de jovens.

(NV): Quais os desafios que sentem que têm pela frente?(JUD): Sentimos que temos pela frente bastantes desafios, tanto a nível pessoal como em grupo, pois a cada mês nos é proposto algo novo, e temos sempre receio que não consigamos atender a todos os requisitos. Contudo, até agora, temos conseguido superar tudo com o maior sucesso, desde fazer vídeos, atividades com idosos, etc.. Por isso achamos que estamos a ir num caminho certo, esperando sempre com expectativa o que vem a seguir. Um dos nossos maiores desafios é, sem dúvida, conseguirmos participar no grande encontro de jovens com o Papa em 2023, e esperemos que, depois desse encontro, o grupo J.U.D. continue unido e com novos jovens, durante muitos e longos anos, unidos assim como o próprio nome do grupo nos diz.

(NV): Que interpelação gostariam de deixar a outros jovens que estão mais afastados da Igreja?(JUD): Aos jovens que estão mais afastados da Igreja, apelamos a que se juntem aos grupos de jovens da Paróquia onde se encontram; caso ainda não tenham um grupo, ainda vão a tempo de criar e começar esta nova aventura. Podemos garantir que os momentos que são passados com fé, principalmente na igreja com aqueles a que temos um especial carinho, são oportunidades únicas, e que nos farão crescer, tanto a nível pessoal como a nível de grupo. Arriscamo-nos a dizer que, ao longo desta experiência, irão encontrar uma nova família em que o amor e a fé estarão sempre em primeiro lugar. 

Tags Religião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias