Diocese de Viana do Castelo terminou DND dedicados às famílias

O Comité Organizador Arciprestal (COA) de Viana do Castelo promoveu uma oração de bênção dos peregrinos e de agradecimento às famílias de acolhimento, no último dia dos Dias na Diocese, a propósito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A cerimónia, presidida pelo Pe. João Basto, decorreu na capela do Seminário Diocesano e contou com a presença dos párocos das comunidades da Meadela, Senhor do Socorro, Carreço, Senhora de Fátima e Monserrate.

Notícias de Viana
1 Ago. 2023 2 mins
Diocese de Viana do Castelo terminou DND dedicados às famílias

Carlos Miguelote tem 53 anos e é de Carreço. A sua família acolheu dois jovens de 15 e 16 anos. “Foi uma coisa fantástica. Criou-se uma cumplicidade com eles e viveu-se uma experiência de fé”, disse, confidenciando: “Vi jovens com uma profundidade na sua espiritualidade que já não via há muito tempo. Eles benziam-se antes do pequeno-almoço. Eu faço isso às refeições (almoço e jantar), mas não ao pequeno-almoço. E, portanto, foi um momento de partilha de experiências da vivência da fé.”

No dia da despedida, “ninguém queria tocar no assunto”. “Quando os fui deixar no Seminário, já estava mais emotivo e controlamo-nos para não chorar”, admitiu.

Tiago Praça é aluno do Colégio do Minho e, durante os DND, foi voluntário. “Tive a oportunidade de conhecer novas pessoas”, contou, lamentando a despedida. “Foi difícil, mas faz parte. O mais importante fica connosco: a experiência e os laços criados com os nossos peregrinos”, contou, salientando: “Aprendi muito sobre as diferenças culturais, de um modo especial, da Polónia. Foi uma experiência enriquecedora no sentido em que olhamos para os outros jovens, de diferentes países, como irmãos.” 

Tags Religião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias