Com Dom João Evangelista Lavrador. Um caminho comum e alegre. Bem-vindo!

Somos Igreja Diocesana que conta 44 anos de história: muitos trabalharam para ela, dedicaram a vida a esta causa, quer no diálogo com os bispos portugueses, quer no diálogo com Roma. Finalmente São Paulo VI fundou a diocese em 3 de novembro de 1977, desmembrada do território da então arquidiocese de Braga.

Notícias de Viana
19 Nov. 2021 3 mins
Com Dom João Evangelista Lavrador. Um caminho comum e alegre. Bem-vindo!

Foi seu primeiro bispo Dom Júlio Tavares Rebimbas (1977-1982), vindo da diocese do Algarve. Presidiu aos seus destinos durante cerca de cinco anos. Alinhou as primeiras realizações estruturais e pastorais neste território do Alto Minho, dando um fôlego novo nos dez arciprestados por onde passou.

O seu segundo bispo foi Dom Armindo Lopes Coelho (1982-1997), vindo da diocese do Porto. Formado em Teologia dogmática, desenvolveu as suas estruturas e consolidou o que seu antecessor começou. Foi exímio nas visitas a toda a diocese, confirmando muitos fiéis e convivendo com as comunidades, sobretudo em festas de Crisma. Implementou novas instituições culturais, mormente edificou o edifício do Seminário e fundou o Instituto Católico de Viana do Castelo.

O seu terceiro bispo foi Dom José Augusto Pedreira (1997-2010): vindo também da Diocese do Porto, era natural de Monção, formado em Psicologia, conhecedor eminente das necessidades da diocese. Foi incansável na realização de visitas a toda a área e edificou a Casa Sacerdotal, para o Clero idoso e doente, e o Auditório do Centro Paulo VI não só para as necessidades dos movimentos/grupos da diocese, mas com o intuito de abrir mais a diocese às necessidades da Igreja em Portugal. As estruturas centrais estavam bem consolidadas.

O seu quarto bispo foi Dom Anacleto Oliveira (2010-2020), vindo da diocese de Lisboa, formado em Teologia Bíblica que faleceu em 18. 09. 2020, vítima de um acidente de automóvel. Dedicou-se sobretudo aos fundamentos da vida da diocese, desenvolvendo o aspeto bíblico fundador de todas as comunidades e foi incansável protagonista de um grande amor à Palavra de Deus, sua explicação, enraizamento e presença nas ações das comunidades diocesanas. Deixou uma grande saudade, mormente na Juventude, instruindo-a abundantemente em encontros diversos. No seu tempo, foi restaurado e modernizado o edifício primitivo do Centro Paulo VI para as ações pastorais. Celebrou-se então o 40º aniversário desta diocese em 2017-2018.

Estamos disponíveis, no momento atual, para acolher o quinto bispo, vindo agora da diocese açoriana de Angra, e sendo eleito nosso bispo em 21 de setembro deste ano (2021). Dom João Evangelista Pimentel Lavrador, foi sagrado bispo na Sé de Coimbra, em 29. 06. 2008. Formado em Teologia dogmática, começou o seu episcopado como bispo auxiliar da diocese do Porto. Com ele estamos todos convidados a seguir Cristo, ele que escolheu como lema do seu episcopado “TU, SEGUE-ME” (Jo 21, 22). Impõe-se estar atentos para alicerçarmos a nossa vida em Cristo e cultivarmos a sabedoria da escuta. Não desprezemos as oportunidades e avancemos na concretização da unidade (Cfr. Jo. 17, 22). Procuremos cooperar para que a Igreja diocesana prossiga nas sendas da sinodalidade entre nós, na consciência enraizada de ser Igreja com todos, de caminhar com todos, abertos a “coisas novas” (Cfr. Ap. 21, 5).

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias