A partir da Mensagem para a Quaresma do Papa Francisco e recordando que estamos a viver o Ano dedicado a S. José, o Secretariado Diocesano da Catequese (SDC) vai publicar, semanalmente, uma proposta de caminhada para a Quaresma e Páscoa, centrada na família (https://www.facebook.com/secretariadodiocesanodacatequesevc/), que pode ser complementada com a escuta das Catequeses Quaresmais que a Diocese disponibilizará.
O SDC propõe que em cada casa se prepare um cantinho especial: toalha branca de linho, crucifixo, Bíblia e uma vela, a que se irá acrescentando um símbolo sugerido para cada celebração, inspirado na Mensagem de Francisco, que nos ajudará à vivência e ao compromisso de vida na família e no mundo. Cada Domingo, antes da refeição, a mãe ou o pai orientarão e todos participarão, lendo a Palavra e as orações e partilhando reflexões. Também se prevê um mealheiro para colocação do valor do fruto do jejum e abstinência da família, sempre a pensar nos mais frágeis, vulneráveis e pobres, a entregar na comunidade depois da Páscoa, e a reverter para a Cáritas ou para o Contributo Penitencial proposto pela Diocese. Em cada semana, além da oração e de algum gesto simbólico, deveremos assumir atitudes concretas, inspiradas nos símbolos, que nos ajudem a viver este tempo de fé, esperança e caridade.
Por outro lado, todas as famílias são desafiadas a preparar uma cruz, ornada com um pano roxo (típico do tempo da Quaresma) e colocá-la no exterior da casa, num lugar bem visível, a partir da Quarta-feira de Cinzas. Ao longo da caminhada quaresmal, as famílias devem construir outra Cruz, que, na Páscoa, substituirá a cruz quaresmal, ornamentada com flores elaboradas com materiais disponíveis em casa, uma cada semana.
Aos Párocos e catequistas, o SDC pede para fazer chegar o texto semanal e motivar as famílias para a sua celebração, acompanhá-las num ou noutro momento de oração, celebrar semanalmente a fé com uma família diferente, desafiar a um compromisso concreto e a partilhar a sua renúncia com a comunidade, e a orientar na construção e ornamentação da cruz.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.