O Corpo Nacional de Escutas (CNE) celebrou, no dia 22 de fevereiro, o 164º aniversário de Baden-Powell (BP). Viana do Castelo não foi exceção, e foram muitos os Agrupamentos que se juntaram virtualmente para celebrar o Dia do Fundador.
A Secretaria Internacional sugeriu uma dinâmica, “igual para todas as secções”, em que procura trabalhar a consciência de pertença a um movimento de escala global: o jogo ”Quem quer ser Fundador”. A proposta, que foi lançada para dois fins-de-semana (20 e 21, e 27 e 28 de fevereiro) teve como objetivo “criar um Mundo Melhor”, no dia em que se celebrou o aniversário de BP.
Nas redes sociais, foi ainda lançado um desafio para identificar uma frase que marcou o percurso escutista, recordando o legado e os ensinamentos de BP. O Agrupamento Senhor do Socorro partilhou fotografias dos seus escuteiros fardados numa atividade, e Barroselas organizou um acampamento “em casa” com um conjunto de dinâmicas através dos meios digitais.
Já a World Scout (Organização Mundial do Movimento Escutista) realizou uma dinâmica em que os escuteiros tinham de partilhar as suas memórias, através de duas fotografias, com o #ScoutsThenAndNow. “Os escuteiros são uma grande fraternidade universal. Baden-Powell foi um visionário ao perceber que só através da educação, da felicidade e do espírito de serviço, é que se cria uma grande fraternidade”, considerou Manuel Vitorino, Chefe dos escuteiros da Região de Viana do Castelo, assegurando: “O escutismo, ao celebrar o Dia BP está, efusivamente, a celebrar todas estas finalidades.”
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.