Alto Minho perde uma praia “Zero Poluição” e fica com três distinções em Viana do Castelo

O Alto Minho conta, este ano, com três praias classificadas como “Zero Poluição”, todas no concelho de Viana do Castelo, segundo dados divulgados pela associação ambientalista ZERO. A região mantém assim presença na lista nacional, mas perde uma distinção face a 2025, depois de Caminha ter deixado de integrar o ranking com a praia do Forte do Cão.

Micaela Barbosa
21 Mai. 2026 2 mins

As praias da Ínsua, Paçô e Arda, em Viana do Castelo, são agora as únicas do Alto Minho com o selo que distingue águas balneares sem qualquer contaminação microbiológica detetada nas últimas três épocas balneares e com classificação “excelente” contínua no mesmo período.

Já o concelho de Caminha saiu da lista este ano, retirando ao Alto Minho uma das praias que em 2025 tinha sido reconhecida. 

No total, Portugal soma este ano 73 praias “Zero Poluição”, menos oito do que em 2025, distribuídas por 34 concelhos. O número representa “cerca de 11% das 671 águas balneares” existentes no país.

Segundo a ZERO, o concelho de Grândola volta a liderar a lista, com seis praias classificadas, seguido de Porto Santo, na Madeira, com cinco. No Norte, além de Viana do Castelo, surge apenas uma praia em Matosinhos com a mesma distinção.

A associação ambientalista sublinha que a lista sofreu alterações “significativas”, com 31 praias a saírem e 23 novas entradas. Entre os municípios que perderam representação estão também Ílhavo, Nazaré, Sines, Sintra e Tomar.

O conceito de praia “Zero Poluição” refere-se a zonas balneares onde não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises realizadas ao longo das últimas três épocas balneares, mantendo simultaneamente classificação “excelente” de forma contínua.

A nível nacional, o litoral português conta com 45 praias “Zero Poluição” no continente, 21 nos Açores e sete na Madeira.

A ZERO alerta ainda para a necessidade de reforço da informação ao público sobre interdições e qualidade da água, apelando à Agência Portuguesa do Ambiente para “melhorar a comunicação” através do portal Info Água.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias