O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas referiu que José Maria Costa contribuiu “para o fortalecimento da nossa memória marítima portuguesa” e para “o desenvolvimento económico através de iniciativas que visam potenciar o uso do mar”. O Almirante destacou ainda “a postura pautada pela permanente disponibilidade e permanente cooperação” do autarca vianense, o que justifica a atribuição da medalha.
Já autarca, José Maria Costa, mostrou-se emocionado na cerimónia e revelou ter ficado surpreso pela distinção. “Este gesto ficará registado na vida do Município de Viana do Castelo como o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela comunidade vianense na promoção da cultura marítima, na forte cooperação institucional com as Forças Armadas, no desenvolvimento de uma cidadania ativa nos jovens para a sustentabilidade dos oceanos e no aprofundamento das bases de uma economia do mar”, disse.
A cerimónia decorreu a bordo do Navio Gil Eannes e contou com a presença de diversas entidades militares, representantes dos três ramos das Forças Armadas, civis, tanto da autarquia como de instituições locais e de familiares do autarca vianense.