Campanha “Garrafa de Água Solidária” desafia portugueses a apoiar bombeiros na época de incêndios

Uma garrafa de água de 0,33 litros é o gesto proposto pela campanha nacional “Garrafa de Água Solidária”, uma iniciativa lançada pelo bombeiro vianense, Hugo Viana, para apoiar as corporações de bombeiros durante a época de incêndios rurais.

Notícias de Viana
20 Jul. 2026 2 mins

O desafio pretende “mobilizar a população de todo o país” para entregar uma garrafa de água ao corpo de bombeiros do seu concelho, contribuindo para o abastecimento dos operacionais que enfrentam longas horas de combate aos incêndios durante os períodos de maior exigência.

Segundo o promotor da iniciativa, trata-se de “um pequeno contributo” que pode ter impacto no terreno. “Este é um ato simbólico de solidariedade, mas de enorme valor para quem o recebe. Cada garrafa entregue representa um gesto de apoio e reconhecimento para aqueles que diariamente colocam a sua segurança em risco para proteger pessoas e bens”, afirma Hugo Viana.

A campanha surge numa altura em que Portugal entra no período tradicionalmente mais crítico de incêndios rurais, entre 15 de maio e 15 de outubro, embora este intervalo possa ser prolongado em função das condições meteorológicas.

Para Hugo Viana, a sociedade civil pode desempenhar um papel relevante no apoio às corporações de bombeiros, muitas das quais enfrentam dificuldades acrescidas na gestão dos recursos necessários para responder a esta fase do ano. “Esta seria uma forma de as pessoas demonstrarem solidariedade para com os seus bombeiros. Sabemos que a época de incêndios é longa e exigente, e que muitas corporações enfrentam desafios financeiros significativos para garantir os meios necessários aos seus operacionais”, refere.

Além do apoio prático, a iniciativa pretende “reforçar a proximidade entre as populações e os corpos de bombeiros”, valorizando o trabalho desenvolvido diariamente por estas equipas. “Os bombeiros não se sentirão abandonados pelas suas comunidades. Pelo contrário, sentirão que as populações estão ao seu lado e reconhecem o seu esforço. Esta campanha pretende precisamente aproximar ainda mais os bombeiros das pessoas que servem todos os dias”, defende o promotor.

A campanha destaca ainda a pressão crescente sobre os custos de funcionamento de várias instituições, num contexto económico que pode dificultar a aquisição de consumíveis necessários ao trabalho operacional. “A água é um bem essencial para os bombeiros que passam horas no terreno e esta ajuda da comunidade pode ter um impacto muito positivo”, sublinha Hugo Viana.

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias