Centro Social Paroquial de Areosa inaugurou Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

Após vários anos de espera, “o sonho concretizou-se”. O Centro Social Paroquial de Areosa (CPSA) inaugurou a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre. A obra, que representou um investimento de mais de 664 mil euros, foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e vai agora entrar em funcionamento graças a um protocolo com o Instituto da Segurança Social.

Notícias de Viana
12 Jan. 2024 3 mins
Centro Social Paroquial de Areosa inaugurou Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

A nova valência é a última fase de um avultado investimento na área social na Paróquia, já que as instalações dispõem de uma Creche com 37 crianças, de um Serviço Domiciliário que serve 50 utentes, e de um Centro de Dia para 22 utentes. A ERPI irá servir 25 utentes e está pronto a ser utilizado, depois de um investimento superior a 1,8 milhões de euros no total, comparticipado por fundos comunitários e com o apoio do Município nas suas diversas fases.

Depois de uma visita às novas instalações, o presidente do CSPA, Pe. José Torres Lima, assinalou “a etapa importante” na história da instituição. “Felizmente, com o PRR, o objetivo foi alcançado e a obra está pronta”, começou por referir, recordando que é um projeto com 15 anos, da iniciativa do falecido Pe. João de Oliveira. “A obra levou 14 anos a concretizar-se, mas está agora ao serviço da população de Areosa e Paróquias limítrofes”, confidenciou, reconhecendo que “o ritmo lento de concretização do projeto deveu-se a várias circunstâncias não previstas”, nomeadamente à própria construção e ao contexto social e político em que a obra nasceu. “Esperamos agora abrir o lar o quanto antes, possível com um protocolo com a Segurança Social, para dar também oportunidade aos idosos mais carenciados desta zona periférica de Viana do Castelo, usufruindo de uma certa qualidade de vida”, frisou.

Durante o seu discurso, o autarca de Viana do Castelo vincou que este é o resultado de um “trabalho de proximidade”, quer com o Estado, quer com as estruturas locais. “É também de reconhecimento e resiliência, realçou, acrescentando que a nova valência “nasce do sonho de um conjunto de pessoas que está a concretizar algo que dá resposta às populações e que permite estar mais próximo delas”.

Luís Nobre enalteceu ainda a “sensibilidade do Governo para, com o PRR, dar respostas em áreas fundamentais como a área social”.

Já a Ministra, Ana Mendes Godinho, por sua vez, destacou a importância de “todos, todos, todos” e explicou o que o Governo está a fazer nesta área: 800 milhões de euros disponíveis no PRR para esta área, que ascende a mil milhões de euros com o PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais. “No distrito de Viana do Castelo, temos 26 projetos a ser apoiados; são 50 mil pessoas em causa”, evidenciou, lembrando que 2023 fica marcado pelas medidas de simplificação na área social e com aumentos diversos possíveis graças ao Orçamento de Estado para 2024. “Hoje é um dia particularmente feliz e mostra que as coisas acontecem e que vão ficar ao serviço das populações”, anunciou a governante, lembrando que foram as respostas sociais de proximidade que fizeram a diferença durante a pandemia.

Tags Religião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias