A Paróquia de Santa Maria Madalena de Chaviães, no Arciprestado de Melgaço, inaugurou as obras de reabilitação e requalificação da sua igreja, no dia 26 de agosto, que contaram, de igual modo, com a inauguração da obra da cobertura e adro do templo, com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, do presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, restantes parceiros e comunidade paroquial. Na sua intervenção, o Pe. Carlos Martins destacou os diversos contributos dos paroquianos e do grupo MeCha – Grupo de Amigos de Chaviães, que desenvolve atividades para angariação de fundos para as obras que “nos vamos propondo”, referiu.
A Igreja de chaviães, dedicada a Santa Maria Madalena no séc. XV, foi construída na época medieval, evidenciando claros traços românicos. No seu interior destaca-se o altar barroco e as pinturas murais quinhentistas, com motivos hagiográficos.
Já no dia 3 de setembro, a Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, Arciprestado de Viana do Castelo, viu inaugurada a obra de conservação e restauro da fachada da sua Igreja Paroquial que remonta ao séc. XVI, sendo da autoria do mestre João Lopes, o Moço, que seguiu rigorosamente os planos e as indicações do então Arcebispo de Braga, D. Frei Bartolomeu dos Mártires.
No momento, estiveram presentes o Pároco, Pe. Vasco Gonçalves, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca e o presidente da Câmara, José Maria Costa. A intervenção, financiada pelo Programa Norte 2020, numa parceira entre as entidades civis e a Paróquia de Monserrate, teve como objetivo cuidar da fachada, que evidencia, de forma clara, as exigências arquitetônicas da contrarreforma, exibindo trono eucarístico, ladeado pelas figuras dos quatro Evangelistas. Para isso,
procedeu-se a diversas intervenções com o intuito de colmatar ou minimizar alterações sofridas com origem em fenómenos naturais ou resultantes da ação humana.
A sessão de inauguração contou ainda com um momento musical no interior da igreja, seguido de uma pequena visita guiada.