Heal the World: XXIV Semana de Estudos Teológicos convidou à urgência de curar o mundo

Entre os dias 3 e 7 de novembro, decorreu a XXIV Semana de Estudos Teológicos, em formato online, inserida no contexto da Semana da Diocese, e partindo do mote Heal the World: Ecologia, Sustentabilidade e Humanismo, numa parceria entre o Instituto Católico de Viana do Castelo (ICVC) e a Escola Superior de Saúde (ESS).

Notícias de Viana
12 Nov. 2020 3 mins
Heal the World: XXIV Semana de Estudos Teológicos convidou à urgência de curar o mundo

Iniciada com uma mensagem de saudade e de gratidão pelo recém-falecimento dos Bispos D. Anacleto Oliveira e D. José Pedreira, a XXIV Semana de Estudos Teológicos começou com a comunicação do Doutor Paulo Magalhães, jurista e investigador em ecologia da Universidade do Porto, intitulada “(Não) estamos à beira da catástrofe”, em que procurou refletir sobre o conceito de “casa comum”, oriundo da Encíclica Laudato Si, em que o Papa Francisco alerta para que “a nossa casa comum ainda não está construída”. Nesta linha, ressaltou que o ser humano faz parte do “ambiente terra” que, mais que um território, é um único sistema, mesmo que, conforme disse, o Direito ainda não seja capaz de incorporar na legislação a valorização dos recursos naturais intangíveis – bens comuns sem fronteiras –, que superam as meras circunscrições territoriais, como é o caso da floresta amazônica. “A mais vida em harmonia no planeta corresponde, necessariamente, a mais vida em harmonia entre o ser humano”, frisou.

Nesta linha, no dia 4 de novembro, o Doutor Francisco Ferreira, Presidente da associação ambientalista ZERO, com o tema “Ecologia e Cristianismo: missão impossível?”, abordou a pertinência e abrangência da encíclica Laudato Si, convidando a que cada um, na sequência do texto papal, seja capaz de “viver com aquilo que é suficiente”, focando que “não há nenhuma oposição entre o caminho para Deus e o respeito à natureza. O caminho para Deus é o respeito pela natureza”, destacou. 

Por conseguinte, na terceira sessão, João Rodrigues partilhou com os participantes o tema “Vegetarianismo, desporto e novos hábitos de vida saudável” em que evidenciou que este conceito tem um alcance vasto, reforçando a consciência de que, até mesmo a alimentação não interage só connosco, mas com o planeta num todo. “Ser saudável é um ato de cidadania”, acentuou. 

No dia seguinte, a Doutora Isabel Varanda apresentou uma comunicação centrada na questão: “How dare you? Desenvolvimento, juventude e futuro da humanidade”, afirmando que a juventude e o futuro se encontram numa encruzilhada, recordando que, o magistério do Papa Francisco, nomeadamente as Encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti, apresentam um ser humano que, em vez de solitário, é, na sua essência, solidário, também para o planeta, seu irmão. 

No último dia, o Pe. Pablo Lima expôs uma síntese dos dados bíblicos sobre a relação entre Deus, o ser humano, e a Criação no seu conjunto, salientando o papel e relevância essencial que a natureza tem ao longo da Escritura, como é disso exemplo a exigência de repouso sabático, também para a vida animal e vegetal, no contexto religioso judaico, focando, ainda, os contributos da teologia espiritual cristã para a conversão ecológica, seguindo o exemplo da vida monástica. “A espiritualidade cristã propõe uma forma alternativa de entender a qualidade de vida”, afirmou citando o nº 222 da Encíclica Laudato Si. Por fim, houve ainda tempo para uma breve apresentação da recém-criada Comissão Laudato Si, a cargo da bióloga Diana Fernandes.

As sessões foram concluídas com a leitura da síntese da XXIV Semana de Estudos Teológicos e com uma renovada palavra de agradecimento dos elementos da organização a todos os participantes.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias