No sentido de apoiar os catequistas na missão de fomentar o Encontro com Jesus Cristo através da catequese, e em comunhão com o Sector da Catequese da Diocese de Lisboa e com a Agência Ecclesia, o Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) acaba de apresentar a iniciativa “Catequese em nossa casa”. Trata-se de um conjunto de vídeos dirigidos aos mais novos e suas famílias, e de programas de televisão destinados a adolescentes, particularmente aos envolvidos no Projecto Say Yes, de preparação para a Jornada Mundial da Juventude a celebrar em Lisboa com a presença do Papa, em 2022. O plano inicia-se na 4ª feira, dia 22 de abril, e estende-se até ao dia 10 de junho.
Para a Catequese Familiar e da Infância (#catequesemcasa) serão disponibilizados vídeos com as catequeses do 3º bloco de cada um dos catecismos dirigidas às crianças, que as deverão acompanhar com a família, tendo o catecismo consigo. Assim, catequistas, crianças e famílias poderão seguir os vídeos de 20 minutos no canal youtube da Educris (https://www.youtube.com/user/canaleducris) às 18h30, de acordo com a seguinte estrutura: 2as feiras – 1º catecismo, 3as feiras – 2º catecismo, 4as feiras – 3º catecismo, 5as feiras – 4º catecismo, 6as feiras – 5º catecismo e sábados – 6º catecismo.
Quanto à Catequese Com Adolescentes, durante 7 semanas serão emitidos 7 programas televisivos, também de 20 minutos, no tempo da Agência Ecclesia na RTP 2 – A Fé dos Homens, às 15h10 de todas as 4as feiras. Animadores e adolescentes tomarão contacto com os encontros da Etapa 5 – Denver 1993 do Projecto Say Yes, de acordo com o plano próprio desta etapa, que os animadores encontrarão na página web da Educris, juntamente com os restantes materiais, somo habitualmente. Cada programa ficará disponível nos canais youtube da Agência Ecclesia (https://www.youtube.com/user/agenciaecclesia) e da Educris (https://www.youtube.com/user/canaleducris).
Segundo o próprio SNEC, estas propostas “não pretendem substituir as dinâmicas de relação do catequista com o grupo e as famílias, antes as supõem e estimulam. Cada catequista encontrará a arte e o engenho adequados para fazer acontecer, semanalmente, o ENCONTRO com cada catequizando, com o grupo e com as famílias”.