O diretor do departamento da Pastoral da Saúde de Viana do Castelo, Pe. Fábio Carvalho, pediu que cada sacerdote ou comunidade cristã da Diocese contribuísse com um donativo, “tendo por finalidade a aquisição de ventiladores (suporte avançado de auxílio à respiração) que serão oferecidos à Unidade Local de Saúde do Alto Minho através da Liga dos Amigos do Hospital”. O responsável lembrou ainda aos sacerdotes e às comunidades que não é possível “permanecerem indiferentes” à situação de pandemia e da necessidade de criar respostas clínicas para os doentes infetados com o novo coronavírus. “O mundo espera de nós ousadia. Olha-nos nos olhos e pede-nos auxílio traduzido em gestos concretos: a nossa oração, a celebração dos sacramentos, a nossa presença atenta e compassiva, o nosso agir sanitário, a nossa hospitalidade e a nossa própria vida. É tempo de coragem, é tempo de verdadeiro martírio”, afirmou, invocando à união de esforços entre a Diocese e a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo.
A campanha foi lançada com “total aprovação” do bispo D. Anacleto Oliveira e os donativos devem ser enviados até ao final de abril para o IBAN – PT50 0007 0000 0009 2728 2182 3.
Os promotores da campanha pedem que seja enviada um comprovativo da transferência para pastoralsaude.vianacastelo@gmail.com e o montante recolhido, até ao final de abril, será enviado nessa ocasião para a Liga dos Amigos do Hospital.