300 anos da dedicação da igreja de Arga de S. João

A Comunidade de Arga de S. João teve por berço o Mosteiro Beneditino de S. João de Arga, ocupado até à época dos Descobrimentos, quando a Lusitana Gente levou a todos os cantos do planeta a fé e a portugalidade.

Notícias de Viana
20 Fev. 2020 2 mins

Nos séculos XVI e XVII a igreja do Mosteiro foi perdendo o dinamismo que outrora teve, pois ficava longe das pessoas que progressivamente se iam fixando nas terras mais férteis do lugar de Santo Aginha, onde foi sepultado o santo mártir da Serra de Arga. Entretanto, foi construída a cartuxa no Lugar de Felgueiras e a capela de Nossa Senhora do Rosário de Felgueiras. Atualmente são visíveis as ruínas da cartuxa e da capela. No tempo de D. Rodrigo de Moura Teles, no primeiro quartel do século XVIII, a 23 de janeiro de 1720, foi dedicada a atual igreja paroquial.

Daí que a comunidade se tenha organizado para comemorar a efeméride dos 300 anos da dedicação da “igreja parochial de sam Joao de Arga” na passada quinta-feira, dia 23. O programa constou de uma celebração penitencial logo cedinho, às 8h00, seguida do Sacramento da Reconciliação para quem o procurou. Às 9h00, foi rezado o ofício da hora de Laudes, em que foi solenemente entoado o Benedictus, o cântico evangélico saído do coração do pai de S. João Baptista, aquando do seu nascimento (Lc 1, 67-79). Seguidamente, foi celebrada a Santa Missa da solenidade da dedicação da igreja e benzido o seu novo ambão, destinado à proclamação da Palavra de Deus.

As comemorações terão vários momentos, sendo este ano comemorativo encerrado a 23 de janeiro de 2021.

Tags Diocese

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias