Não tendo sido possível celebrar o Sagrado Lausperene que estava programado, o Pe. Tiago Rodrigues, responsável pelas duas primeiras comunidades, e o Pe. Christopher Sousa, pároco da outra, resolveram, através das redes sociais, desafiar as famílias das três paróquias a participar ativamente, assegurando, cada uma, meia hora de oração ao longo daquelas 24 horas.
A intenção era garantir 24 horas de oração ininterrupta em diversas casas das paróquias, pedindo ao Senhor, particularmente, o fim desta nova doença Covid-19, a bênção e proteção de médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais que asseguram o funcionamento dos hospitais, e rezando pelas almas dos que já faleceram e pelo consolo dos seus mais próximos.
Cada pessoa ou família comprometeu-se a escolher um espaço digno e nele preparar um pequeno oratório, seguindo o convite do Bispo D. Anacleto, composto por um crucifixo, uma imagem de Nossa Senhora e uma Bíblia.
Na intimidade da sua casa, cada família foi livre de preencher a meia hora que lhe coube com a forma de oração que quis, sabendo-se que houve quem rezasse o terço do Rosário, meditasse sobre a Palavra de Deus, optasse por oração espontânea ou, simplesmente, pelo silêncio. Já os grupos de casais organizaram-se de forma a rezar em conjunto, como habitualmente, mas cada um em sua casa.
O Grupo de Jovens de Serreleis organizou um direto na noite de sábado, para os seus membros rezarem simultaneamente, mas à distância. Entretanto, às 21h00 de dia 28, todos puderam juntar-se à recitação do terço através das redes sociais, com especial participação de catequistas e famílias envolvidas na Catequese Familiar.