“Obrigada padre Renato”

Renato Oliveira ordenou-se padre em 2015 e deixou, recentemente, as funções na equipa de formação do Seminário Diocesano, no Secretariado Diocesano da Comunicação Social e no jornal Notícias de Viana, para partir para Roma, onde vai seguir os estudos em Liturgia Sagrada. Na hora de deixar a responsabilidade como diretor do Notícias de Viana, os colaboradores, que trabalharam com ele e acompanharam de perto o seu percurso, deixaram lhe algumas palavras de gratidão.

Notícias de Viana
12 Set. 2020 4 mins
“Obrigada padre Renato”

Deus desafia os fortes! E tu, Renato, foste desafiado. Agora está na hora demostrares ao Mundo o ser humano incrível que és. Ninguém sabe se este é o momento certo, mas Jesus disse-te “Vem e Segue-me” e tu seguiste-O. Ele sabe que és um discípulo fiel e colocou nas tuas mãos uma enorme responsabilidade. Vais estar perto dos pilares da Igreja. Sê, também tu, um desses pilares contribuindo com a tua generosidade, humildade e inteligência! Nós, aqueles que gostam de ti, continuaremos a apoiar-te em todos os projetos que tens em mente e queremos fazer parte deles. Vais sentir saudades de Viana do Castelo, é certo, mas Viana também vai sentir a tua falta! Partes da cidade que dizem “quem gosta vem, quem ama fica”, mas chegas à cidade de Roma que, escrito ao contrário, é Amor. Coincidência? Talvez…

Por Diogo Fernandes

Em meados de outubro de 2016 fomos surpreendidos pelo convite do P. Renato Oliveira para a colaboração ativa no jornal “Notícias de Viana”. Sentimo-nos então interiormente confrontados com duas situações: as nossas limitações e impreparação para esta missão e a grande estima e consideração pelo P. Renato. Naturalmente, a segunda hipótese venceu. Fomos incapazes de dizer “não”.

Tivemos uma intervenção muito limitada. Mas há uma realidade que muito nos apraz registar: encontrámos sempre no P. Renato a mesma amizade, disponibilidade e atenção. Por tudo isso lhe estamos imensamente gratos.

Dotado de uma grande sensibilidade, o P. Renato manteve sempre muita proximidade e amizade com todos os colaboradores. O NV foi “crescendo” até atingir a qualidade que hoje lhe é devidamente reconhecida. Não há vozes discordantes.

Ao P. Renato, por isso, o nosso profundo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e amizade dedicada. Obrigado P. Renato.

Por Donzília e Felisberto Eira

O Sacerdote, o gráfico e o Anjo!

Numa manhã soalheira do ano de 2017, a semana profissional iniciava com um bater na porta e deparo-me com um sacerdote, apresenta-se como Pe. Renato Oliveira, o novo diretor do Notícias de Viana. Com olhar triste e feliz, entrou e começamos a conversar sobre o jornal. Questionou-me sobre como funciona um jornal, como preparar o design, como organizar os conteúdos e como enviar para a gráfica, para estar disponível para impressão e posteriormente os leitores a receberem a tempo e a horas. As questões do sacerdote eram pertinentes. Após algumas horas de conversa, expliquei que precisava de tempo para preparar a edição e criar um novo jornal, contemporâneo e atual que respondesse às necessidades da Diocese.

De saída, mais calmo, diz-me “estou na presença de um anjo!” O anjo é o tempo que passamos a refletir. 

Por António Gonçalves

Tinha 23 anos quando aceitei o convite para integrar a equipa do Notícias de Viana. Confesso que fui um bocado a medo, mas o padre Renato deu-me a mão em todos os momentos e enriqueceu o meu percurso profissional. Não vou esquecer o que aprendi com ele e, por isso, agradeço-lhe de coração por tudo.

Que esta nova etapa na sua caminhada sacerdotal, “no coração da Igreja”, corra da melhor forma. Deus estará sempre presente e eu, mesmo longe, estou a torcer por si. E, acima de tudo, seja feliz!

Por Micaela Barbosa

O convite do Pe. Renato para colaborar com o semanário diocesano surpreendeu-me imenso. Sublinhei que estava a contactar alguém sem experiência, mas respondeu-me que estávamos no mesmo patamar, e que Deus sabia o que estava a fazer. Não foi este o único risco que o vi correr, mas parecia-me fazê-lo sempre com a confiança de que a decisão não era sua. Muito recetivo a sugestões, viu-o adotar algumas, outras não, mas nunca sem trocar impressões com uma humildade que chegava a parecer excessiva. Apesar de muito jovem, mostrou-se prudente, não dispensando alguma ousadia. Sensato, bem consciente de que as opções têm consequências, gostava de ouvir a opinião de terceiros, sem abdicar da sua. A meu ver, bem pode dedicar-se às tarefas futuras com a tranquilidade de quem deixou um jornal consolidado, pronto para a nova etapa. Desejo-lhe uma longa vida ao serviço do Reino.

Por AF

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias