Em jeito de homenagem à Profª Maria Engrácia Correia 

Foi no dia 26 de Setembro de 2022 que a nossa Amiga D. Engrácia partiu para a Casa do Pai.

Notícias de Viana
2 Dez. 2022 3 mins
Em jeito de homenagem à Profª Maria Engrácia Correia 

Sabíamos da precária saúde, que dia a dia se ia agravando, enfrentando este passo da sua vida com determinação e coragem. 

Esta Senhora, de compleição delicada, era de admirar. Fisicamente frágil, mas com uma Alma de Gigante. 

Não vou falar da missão bondosa, social, humanitária, de promoção social e religiosa, praticada no dia a dia na sua terra natal, a Paróquia de Deão. O tributo que lhe foi prestado por jovens afetos à Comunidade Paroquial e por antigos alunos, no final da missa de Corpo Presente, falaram por si. Realçaram a sua alma humanista, generosa e solidária, fiel aos princípios do Evangelho. 

Preocupava-se com as situações de pobreza, desigualdade social, desemprego e com o aumento da violência. 

Foi um rosto na luta contra todas as situações problemáticas, nomeadamente, no combate à pobreza e exclusão social. Muitas vidas humanas, frequentemente se abeiravam da Cáritas Diocesana a solicitar apoio alimentício e familiar. A sua mão generosa estava sempre disponível para ajudar o seu semelhante. 

À D. Engrácia se deve a instituição em 19 de fevereiro de 2003 do Gabinete de Apoio aos Imigrantes: CLAI – Centro Local de Apoio ao Imigrante, em parceria com o Governo da Nação que, naquela altura era um dos poucos existentes no país. Foi uma mais valia para Viana e para os serviços diocesanos, responsáveis pela Doutrina Social da Igreja. Prestou serviço social e logístico de apoio à população imigrante, na sua maioria oriundos da Europa de Leste, deslocados para Viana e arredores, em busca de melhores dias. Eram acompanhados junto de instituições publicas a fim de obter a sua legalização. A prática da Caridade, função primordial da Cáritas, nunca foi questionada na oferta de apoio alimentar. 

A D. Engrácia foi sempre um arauto do Evangelho, com uma vida cheia de Amor, de uma Fé inabalável e na Esperança de uma Justiça plena, capaz de construir um Mundo Melhor. Foi uma graça ter sido seu colaborador. Com ela aprendi a conhecer melhor o meu semelhante e a amá-lo como Deus nos ama e a Igreja nos ensina. 

A D. Engrácia iniciou a sua atividade como voluntária da Cáritas Diocesana em 23 de Março de 1984, com as funções de Secretária da Direção.

Em 2 de Março de 1991 o Sr. D. Armindo Lopes Coelho, Bispo de Viana do Castelo, nomeia-a como Presidente da Cáritas Diocesana. 

Cessou funções em 19 de Julho de 2004, data a partir da qual passou a ser Presidente do Conselho Fiscal até 2007. 

Eram frequentes as suas visitas à Cáritas Diocesana manifestando a sua amizade com generosos contributos e palavras de entusiasmo e amizade.

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias