D. João Lavrador denuncia violência doméstica

O Bispo de Viana do Castelo denunciou a realidade da violência doméstica e a exploração das novas gerações, na Eucaristia a que presidiu em Melgaço, no primeiro dia de 2022.

Notícias de Viana
6 Jan. 2022 2 mins
D. João Lavrador denuncia violência doméstica

“Quanta violência doméstica, exploração de jovens e crianças, ameaças ao ambiente e injustiças, fome e marginalidade se cruzam na vida de cada dia. São gritos a clamar pela edificação de uma sociedade que se esforce por edificar a paz verdadeira”, começou por apontar D. João Lavrador, referindo que “ninguém se pode dispensar desta árdua tarefa”. 

“Se nos repugna observar cenas de violência e de guerra em países distantes, se nos sentimos incomodados pelas ondas de imigração de refugiados, se nos invade uma enorme tristeza perante o aumento de armas nucleares e conflitos de interesses mundiais, não podemos deixar de nos preocupar pelos maiores e menores conflitos que estão à nossa beira, entre vizinhos e mesmo entre famílias”, continuou, destacando as consequências da ligação entre a celebração da “maternidade divina de Nossa Senhora” e a “edificação da paz”, que é “antes de tudo, um dom que nos é oferecido por parte de Deus”.

D. João Lavrador indicou ainda que, ao celebrar a Maternidade Divina de Nossa Senhora, somos envolvidos no “mistério da Encarnação do Filho de Deus, que teve a participação ativa de Maria de Nazaré”, o que leva cada cristão a sentir-se beneficiário da sua maternidade. “Por vontade de Jesus Cristo, Maria, Mãe de Deus, é também a nossa Mãe”, sintetizou.

No contexto do início de mais um ano civil, a reflexão do Bispo Diocesano começou por sublinhar “o desejo expressado de feliz ano novo” por milhões de pessoas, evidenciando que “há sempre uma expectativa de que o ano que iniciamos nos traga algo de melhor do que já vivemos em anos passados”. 

“Todos nós, cristãos e comunidade cristã, deparamo-nos com um projeto evangelizador que passa por nos encontrarmos com a Pessoa de Jesus de Nazaré, contemplá-La, deixarmo-nos encantar pela Sua manifestação e, na alegria esfuziante, narrarmos o que nos foi dito acerca Dela”, apontou.

Tags Diocese

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias