Chamado ao Consultório

Dormir de barriga cheia faz parar a digestão?

Maria Luís Cambão
7 Jun. 2024 2 mins
Maria Cambão

Este mês, é Chamado ao Consultório para discutir uma célebre questão com a qual, certamente, já todos fomos confrontados. “Não te deites logo depois de comer, pode parar-te a digestão!”. Na verdade, o termo “paragem de digestão” não é um conceito que deva ser usado, uma vez que a digestão não para de um momento para o outro. Assim, o termo correto que devemos utilizar é indigestão, que consiste, na prática, numa sensação de mau estar, desconforto abdominal ou até de azia.

Mas, então, o que poderá estar por trás desta ideia tão enraizada na nossa população? Vejamos. Durante o sono, o nosso organismo funciona como um computador no modo “suspender”, continua ligado, mas com alguma limitação nas suas funções. Ou seja, quando dormimos, acontecem, no nosso organismo, várias adaptações que podem tornar o processo de digestão mais lento, como, por exemplo, a diminuição do tónus (que significa o estado de firmeza normal de um órgão) e das contrações do esófago e do intestino. Para além disso, na posição deitada, a gravidade também não exerce a sua ajuda na passagem dos alimentos pelo esófago. Por este motivo, para uma pessoa que já sofra de doença do refluxo gastroesofágico, deitar-se logo após uma refeição pode exacerbar os seus sintomas, ou seja, pode sentir mais azia que o seu habitual. Ainda assim, deitar-se sobre o lado esquerdo do corpo parece ser a posição que mais favorece a digestão e que poderá diminuir os episódios de refluxo.

Resumindo, quando uma pessoa se deita logo depois de comer, o pior que pode acontecer é poder ser desconfortável, sobretudo se tiver feito uma refeição em quantidade exagerada, mas a digestão não vai parar. Ainda assim, se não ficou convencido, lembre-se dos bebés, logo a partir do momento em que nascem, mamam, adormecem e ficam deitados a dormir. Por isso, fique tranquilo se gostar de fazer a sesta depois de comer.

 

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias