“Não há ninguém e nenhum turista que venha a Viana do Castelo e não visite Santa Luzia e, por isso, este livro procura narrar a verdadeira história sobre o templo que, até agora, não existia”, explicou o autor da obra, acrescentando que a quis “tornar acessível a todos para que a conheçam e gostem”.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na apresentação da obra e disse que António Carvalho é “um homem conhecedor”.
“O António Carvalho já nos tem habituado com obras sobre Viana do Castelo e muito daquilo que conhecemos deve-se ao seu trabalho”, afirmou o autarca.
José Maria Costa adiantou ainda que “é uma obra importante sobre o Templo de Santa Luzia que fala um pouco da história, do enquadramento e da quantidade de personalidades e pessoas que trabalharam para que fosse possível termos, hoje, um dos miradouros mais bonitos do mundo que foi referenciado pela National Geographic, em 1959, como a terceira maravilha do mundo”.
“O Templo de Santa Luzia É o ex libris de Viana do Castelo, do Norte e de Portugal”, rematou José Maria Costa.
Na sessão de apresentação estiveram ainda presentes a vereadora da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro; o Comissariado da Confraria de Santa Luzia, representado pelo padre Armando Dias; e o presidente da Junta da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, José Ramos.