Nos dias 19 e 20 de março de 2022, no Centro Pastoral Paulo VI (em Darque, Viana do Castelo), 18 casais realizaram o seu Encontro de Preparação para o Matrimónio. Foram dois dias intensos que começaram com uma pequena saudação do Bispo de Viana do Castelo, Sr. D. João Lavrador, que exortou os casais a […]
Nos dias 19 e 20 de março de 2022, no Centro Pastoral Paulo VI (em Darque, Viana do Castelo), 18 casais realizaram o seu Encontro de Preparação para o Matrimónio.
Foram dois dias intensos que começaram com uma pequena saudação do Bispo de Viana do Castelo, Sr. D. João Lavrador, que exortou os casais a perseverar no amor e na união conjugal.
Seguidamente, três casais animadores auxiliaram os 36 noivos (18 casais) a melhor preparar o seu Matrimónio enquanto realidade cristã, humana e espiritual, tendo por base a reflexão sobre temas tão variados como o Matrimónio, sacramento do amor que pretende constituir uma verdadeira comunidade de amor, as novas situações e exigências que se colocam aos casais nos dias de hoje, o diálogo e gestos de amor que sempre devem estar presentes na vida dos casais, a fecundidade do casal e, no fundo, toda uma caminhada de amor que deve pautar a vida dos casais.
Durante estes dois dias de trabalho, foram assistidos pelo Pe. Manuel Almeida e Sousa, responsável diocesano para o CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio).
Este encontro terminou com a participação de todos os noivos e casais animadores na celebração eucarística, presidida por Mons. Fernando Caldas, responsável diocesano pela Pastoral Familiar, que alertou os noivos para a necessidade de preparar convenientemente este caminho a dois que os casais estão a percorrer, e que se pretende seja vivido como alegre compromisso para toda a vida.
De acordo com os Estatutos deste movimento, os Centros de Preparação para o Matrimónio são um serviço da Igreja católica, de base paroquial, abertos a todos, e que tem como finalidade principal a promoção de sessões de preparação de noivos para o Matrimónio, enquanto realidade humana, cristã e espiritual, através de uma pedagogia e metodologia próprias, que tem por base a revisão de vida e o testemunho vivencial de casais, assistidos por sacerdotes, que apoiam esta tarefa de reflexão e diálogo conjugal.
Depois de dois anos de interregno motivado pela pandemia, a Diocese de Viana do Castelo, correspondeu uma vez mais ao apelo do Papa Francisco, que exorta as comunidades cristãs a acompanhar o caminho de amor dos noivos, convidando-os a refletir sobre a verdade do amor, procurando fomentar uma caminhada de preparação para o Matrimónio que lhes permita compreender o Matrimónio como um Sacramento, e assim melhor viver todos os dias da sua vida a dois.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.