Esta Formação começou, como sempre, com a Oração do Livro da Regra Vicentina.
Seguidamente, o Presidente do Conselho Central de Vicentinos da Diocese, Isabel Ramalhosa, agradeceu a presença de todos os vicentinos e em especial ao Pe. Valdemar pela disponibilidade e carinho para com os vicentinos. Depois de algumas informações, a Presidente lembrou que dia 7 de março teremos a Recoleção Espiritual que se realizará em Ponte de Lima, sendo orador o Diácono Miguel Rodrigues. A Presidente apelou à presença de todos nós.
Passando à formação propriamente dita, o Pe. Valdemar frisou que “a Igreja tem três dimensões distintas: Catequese – faz-nos crescer na Fé, Sacramentos – fortalecem a nossa Fé, e Partilha/Caridade – faz frente a todas as necessidades. Esta formação centrou-se na Carta Pastoral do nosso Bispo, D. Anacleto Oliveira, “Somos Igreja que Acolhe”.
“Amar é dar a vida”. Dar a vida em martírio (de uma só vez), tal como Jesus, e dar a vida aos poucos, como os pais vão dando pelos filhos, e todos os que servem os irmãos. Diz o Papa Francisco que “Não vivemos uma época de mudanças, mas uma mudança de época”. As mudanças são tantas, que não sabemos o que vem por aí. Que comportamentos devemos tomar com essa mudança de época? “Tudo muda, tudo se transforma, mas Jesus Cristo permanece sempre o mesmo”. Jesus deixou-nos três desafios para pôr em pratica na nossa vida que são: Oração – momento que nos liga ao Senhor, cada um de nós à sua maneira; Jejum – é o equilíbrio da nossa vida (o movimento das pessoas vai no sentido do “Eu”, “Eu e sempre Eu”; jejum é eu sair de mim e dar-me ao Outro; o mundo necessita de equilíbrio e isso passa por Eu deixar o centro do mundo e me dar); Esmola – partilhar a minha vida e trabalhar para que tudo isso possa chegar aos outros. Estes são os três pilares que Jesus nos deixou para um mundo melhor. Cabe a cada um de nós saber aproveitar e colocá-los em prática no nosso dia-a-dia.
Depois desta reflexão que tanto nos agradou, tivemos um momento de partilha, seguido de uma pausa para o café. Terminámos com a Celebração da Eucaristia. Estes momentos em Família Vicentina são sempre uma lufada de ar fresco nas nossas vidas, são sempre momentos agradáveis e de convivência entre irmãos que tem um lema em comum “Servir o Outro”.