Viana do Castelo participou na celebração de entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Portugal recebeu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) numa cerimónia presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A celebração contou com a presença de uma delegação portuguesa com jovens representantes das Dioceses nacionais, entre os quais três da Diocese de Viana do Castelo.

Notícias de Viana
26 Nov. 2020 3 mins
Viana do Castelo participou na celebração de entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude

A JMJ vai decorrer em Lisboa em 2023, e é até lá que os símbolos, a Cruz Peregrina e a réplica do ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”, devem percorrer as Dioceses portuguesas e os países de língua portuguesa. A passagem de testemunho entre o Panamá e a capital portuguesa deveria ter ocorrido em abril, mas foi adiada devido à Covid-19.

Na Eucaristia, concelebrada pelos Cardeais portugueses D. Tolentino Mendonça e D. Manuel Clemente, o Papa anunciou que a Celebração Diocesana da JMJ passará a ser sinalizada no Domingo de Cristo Rei e não no Domingo de Ramos, como até aqui era habitual. 

Depois de chegar a Portugal, os símbolos ficarão na Sé de Lisboa, mas há também um pedido para lá serem recebidos os símbolos de Santiago de Compostela (Espanha), que acolheu a JMJ em 1989, e que celebra o Ano Jacobeu em 2021.

“Faz Missão e leva a esperança e alegria da JMJ” dá mote ao desafio lançado aos jovens das Dioceses portuguesas

A organização da Jornada Mundial da Juventude 2023, em conjunto com as Dioceses portuguesas, desafiou os jovens a participar, nos dias 28 e 29 de novembro, num “grande movimento nacional” com o objetivo de “levar esperança a todos”. 

“Faz Missão e leva a esperança e alegria da JMJ” marca o início do Advento e, segundo o Comité Organizador Local da JMJ 2023, visa desafiar cada jovem “a fazer missão onde quer que esteja, dando expressão ao tema proposto pelo Papa Francisco: «Maria levantou-se e partiu apressadamente»”.

Dos vários gestos propostos, destacam-se telefonar “a alguém que está sozinho”, marcar uma conversa digital com um familiar mais distante, ajudar uma família em dificuldades, colaborar com uma instituição de solidariedade local, e realizar uma tarefa na sua Paróquia. “Convidamos-te a que, olhando para a realidade em que vives, faças aí diferença. Em qualquer caso, cumpre todas as medidas de segurança e distanciamento social. É fundamental que a missão seja realizada individualmente ou em grupos muito pequenos, seguindo sempre as normas da DGS”, acrescentam os promotores da iniciativa.

O Comité Organizador Local convida ainda aos jovens a vestir a camisola da JMJ com o objetivo de “dar visibilidade a este grande movimento de esperança” e a “partilhar uma fotografia” da missão, com o nome, localidade e uma breve descrição do que foi realizado.As fotografias podem ser enviadas através das redes sociais da JMJ 2023 (Facebook e Instagram), por WhatsApp (912 593 144) ou email (comunicacao@lisboa2023.org), para depois serem partilhadas online. 

“Rise Up”

Na Igreja do Alto Minho, o grupo Jotas de Viana convida os jovens a levantar-se e “a começar já” a preparar a JMJ. “Com o teu grupo e connosco… rise up! Se ainda não tens o teu grupo de jovens, chegou a hora de formares um grupo na tua Paróquia ou com as Paróquias vizinhas”, lê-se na página do grupo, que dá ainda a conhecer o itinerário de preparação para a JMJ 2023, elaborado pela Direção de Pastoral e Eventos Centrais, que propõe um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo “levantar-se”. 

No site, encontra-se também um conjunto de materiais de catequese que podem ajudar nesta caminhada.

Tags Diocese

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias